Buscar

Sobre a Visão Baseada em Recursos, o modelo VRIO, e sua aplicabilidade para a gestão da qualidade, assinale a afirmativa incorreta: O modelo VRIO ...

Sobre a Visão Baseada em Recursos, o modelo VRIO, e sua aplicabilidade para a gestão da qualidade, assinale a afirmativa incorreta:

O modelo VRIO é especialmente útil para a realização de um diagnóstico sobre a competitividade de determinada empresa. Este diagnóstico pode trazer um resultado que vai desde uma desvantagem competitiva até, no melhor dos planos, uma vantagem competitiva de longo prazo (sustentável).
A Visão Baseada em Recursos tem como um dos precursores Jay Barney. Essa lente teórica defende que devemos olhar para os recursos da organização para identificarmos se esta tem ou não vantagem competitiva no mercado em que atua. Entre estes recursos estão inclusos os recursos humanos.
O modelo VRIO também pode ser utilizado no nível individual de análise ao, por exemplo, substituirmos o termo recursos da tabela VRIO pelas competências dos indivíduos da organização, as quais devem ter valor, raridade, devem ser difíceis de imitar e devem ser bem organizadas e exploradas pela organização. No cenário mais positivo desta análise os indivíduos contribuem para a vantagem competitiva sustentável da empresa.
O modelo VRIO é útil ao levar em conta aspectos do ambiente interno, mas apresenta a fragilidade de não explorar os aspectos do ambiente externo da organização. Mesmo diante desta fragilidade, trata-se de uma importante ferramenta de gestão da qualidade.
Dentro do modelo VRIO podemos analisar recursos tangíveis da organização, mas não conseguimos analisar seus recursos intangíveis, o que pode ser visto como uma limitação da ferramenta.
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

Essa pergunta também está no material:

Ferramenta da qualidade
1 pág.

Ferramentas da Qualidade e Competitividade Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "b) 2". A Visão Baseada em Recursos tem como um dos precursores Jay Barney e não Wernerfelt, que é um dos autores que contribuíram para o desenvolvimento do modelo VRIO.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais