Buscar

What is the morphology of the Taenia saginata and Taenia solium? Escólex Colo Estróbilo Proglote jovem Proglote madura Proglote gravídica Ovos e pr...

What is the morphology of the Taenia saginata and Taenia solium?
Escólex
Colo
Estróbilo
Proglote jovem
Proglote madura
Proglote gravídica
Ovos e proglotes gravídicas
Cisticerco ou larva
A T. solium possui o escólex globuloso com um rostelo ou rostro situado em posição central, entre as ventosas, armado com dupla fileira de acúleos, em formato de foice.
A T. saginata tem o escólex inerme, sem rostelo e acúleos.
O colo é a porção mais delgada do corpo onde as células do parênquima estão em intensa atividade de multiplicação, é a zona de crescimento do parasito ou de formação das proglotes.
O estróbilo é o restante do corpo do parasito. Inicia-se logo após o colo, observando-se diferenciação tissular que permite o reconhecimento de órgãos internos, ou da segmentação do estróbilo.
A proglote jovem já apresenta o início do desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos que se formam mais rapidamente que os femininos. Este fenômeno é denominado protandria.
A proglote madura possui os órgãos reprodutores masculino e feminino completos e aptos para a fecundação.
A proglote gravídica é situada mais distante do escólex, é mais comprida do que larga e internamente os órgãos reprodutores vão sofrendo involução enquanto o útero se ramifica cada vez mais, ficando repleto de ovos.
Os ovos são esféricos, morfologicamente indistinguíveis, medindo cerca de 30mm de diâmetro. São constituídos por uma casca protetora (o embrióforo), que é formado por blocos piramidais de quitina unidos entre si por uma substância (provavelmente proteica) cementante que lhe confere resistência no ambiente. Internamente, encontra-se o embrião hexacanto (ou seja, que apresenta seis espinhos, independente da espécie) ou oncosfera, provido de três pares de acúleos e dupla membrana.
O cisticerco da T. solium é constituído de uma vesícula translúcida com líquido claro, contendo invaginado no seu interior um escólex com quatro ventosas, rostelo e colo (receptáculo capitis). O cisticerco da T. saginata apresenta a mesma morfologia diferindo apenas pela ausência do rostelo. A parede da vesícula dos cisticercos é composta por três membranas: cuticular ou externa, uma celular ou intermediária e uma reticular ou interna. Estas larvas podem atingir até 12mm de comprimento, após quatro meses de infecção. No sistema nervoso central humano, o cisticerco pode se manter viável por vários anos. Tem-se três espécies de cisticerco.

Essa pergunta também está no material:

Medresumo- Parasitologia: Teníase e Cisticercose Humana
7 pág.

Med Resumo 2016 Universidade de Rio VerdeUniversidade de Rio Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Taenia solium possui o escólex globuloso com um rostelo ou rostro situado em posição central, entre as ventosas, armado com dupla fileira de acúleos, em formato de foice. Já a Taenia saginata tem o escólex inerme, sem rostelo e acúleos. O colo é a porção mais delgada do corpo onde as células do parênquima estão em intensa atividade de multiplicação, é a zona de crescimento do parasito ou de formação das proglotes. O estróbilo é o restante do corpo do parasito. A proglote jovem já apresenta o início do desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos que se formam mais rapidamente que os femininos. A proglote madura possui os órgãos reprodutores masculino e feminino completos e aptos para a fecundação. A proglote gravídica é situada mais distante do escólex, é mais comprida do que larga e internamente os órgãos reprodutores vão sofrendo involução enquanto o útero se ramifica cada vez mais, ficando repleto de ovos. Os ovos são esféricos, morfologicamente indistinguíveis, medindo cerca de 30mm de diâmetro. A T. solium possui cisticerco com rostelo e a T. saginata possui cisticerco sem rostelo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais