Buscar

A seguir você lerá um texto transcrito da contracapa do livro A privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr, publicado em 2012, pela Geração Editorial,...

A seguir você lerá um texto transcrito da contracapa do livro A privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr, publicado em 2012, pela Geração Editorial, Leia-o com atenção para responder a questão a seguir.

Prepara-se leitor, porque este não é qualquer um livro qualquer. A PRIVATARIA TUCANA, nos traz, de qualquer maneira chocante e até decepcionante a dura realidade dos bastidores da política e do empresariado brasileiro, em coluio para roubar dinheiro publico. Faz uma denuncia vigorosa do que foi a chamada Era das privatizações, instaurada pelo governo de Fernando Henrique Caroso e por seu então Ministro do Planejamento, José Serra. Nomes imprevistos, até agora blindados pela aura da honestidade, surgião manchados pela imprevista descoberta de seus malfeitos. 


Amaury Ribeiro Jr.faz um trabalho investigativo que começa de maneira assustadora, quando leva um tiro ao fazer reportagem sobre o narcotrafico e assassinato de adolescentes, na periferia de Brasilia. Depois do trauma sofrido, refugia-se em Minas e começa a investigar uma reede de espionagem estimulada pelo ex-governador paulista Jose Serra, para desacreditar seu rival no PSDB, o ex-governador mineiro Aécio Neves. Ao Puxar o fio da meada num modelo de proporções espantosas. 


Sobre o modo de elaboração e apresentação dos dois paragrafos que compõe texto, assinale a alternativa correta. 


A) O primeiro e, predominantemente, de natureza argumentativo-descritiva, e o segundo, narrativo-descritiva. 

b) O tópico frasal, no primeiro, encontra-se implícit; No segundo, explicito. 

C) Os pormenores na argumentação e descriçao desdobram-se em imagens vivas aos olhos de leitor. 

D) Desenvolvem-se por meio da técnica de descrição de fatos e de seus efeitos. 

E) O desenvolvimento do primeiro da-se por alusão histórica, e do segundo, por comparação. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) O primeiro é, predominantemente, de natureza argumentativo-descritiva, e o segundo, narrativo-descritiva. O primeiro parágrafo apresenta argumentos e descrições sobre o livro, enquanto o segundo parágrafo apresenta uma narrativa sobre a investigação realizada pelo autor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais