Buscar

Com relação à tuberculose pulmonar na infância, é correto afirmar que: O resultado positivo para a pesquisa de BAAR no lavado gástrico confirma o ...

Com relação à tuberculose pulmonar na infância, é correto afirmar que:

O resultado positivo para a pesquisa de BAAR no lavado gástrico confirma o diagnóstico de tuberculose pulmonar em menores de cinco anos.
A) a bacterioscopia negativa em amostras de secreções respiratórias exclui a doença.
B) as crianças menores de cinco anos com tuberculose pulmonar, em geral, não desempenham papel importante na cadeia de transmissão da doença.
C) o resultado positivo para a pesquisa de BAAR no lavado gástrico confirma o diagnóstico de tuberculose pulmonar em menores de cinco anos.
D) a cultura negativa para o Mycobacterium tuberculosis em escarro de crianças exclui o diagnóstico de tuberculose pulmonar.
E) o resultado positivo da prova tuberculínica confirma o diagnóstico de tuberculose ativa.

Essa pergunta também está no material:

Simulado-Nacional-05-
16 pág.

Clínica Médica I USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O resultado positivo para a pesquisa de BAAR no lavado gástrico confirma o diagnóstico de tuberculose pulmonar em menores de cinco anos." A pesquisa de BAAR (baciloscopia) no lavado gástrico é um método diagnóstico importante para a tuberculose pulmonar em crianças menores de cinco anos, pois elas têm dificuldade em expectorar o escarro. A cultura de escarro também pode ser utilizada, mas a pesquisa de BAAR é mais sensível. A bacterioscopia negativa em amostras de secreções respiratórias não exclui a doença, e as crianças menores de cinco anos com tuberculose pulmonar podem desempenhar papel importante na cadeia de transmissão da doença. O resultado positivo da prova tuberculínica não confirma o diagnóstico de tuberculose ativa, mas indica exposição ao Mycobacterium tuberculosis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais