Buscar

1.1. PROVA DA CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES DISCRETAS (as que podemos contar) I – MATERIAL 12 fichas vermelhas 10 fichas azuis II - PROCEDIMENTO a...

1.1. PROVA DA CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES DISCRETAS (as que podemos contar)

I – MATERIAL

12 fichas vermelhas
10 fichas azuis

II - PROCEDIMENTO

a) Dispor sobre a mesa 6 a 8 fichas azuis, alinhando-as, e pedir à criança que faça outra fileira igual com as fichas vermelhas, dizendo:

-“Ponha o mesmo tanto (a mesma quantidade) de suas fichas, como eu fiz com as azuis, nem mais, nem menos”, ou – “Faça com suas fichas uma fileira igual à minha, com o mesmo tanto de fichas, nem mais, nem menos”.

Anotar o desempenho da criança e se necessário dispor as fichas azuis e vermelhas em correspondência termo a termo. Depois apresentar as seguintes questões:

-“Você tem certeza que estas duas fileiras têm o mesmo tanto de fichas?” ou – “Há o mesmo tanto (ou a mesma quantidade) de fichas vermelhas e azuis?”

-“Se eu fizer uma pilha com as fichas azuis e você fizer uma pilha com as fichas vermelhas, qual das duas ficará mais alta?” – “Por que?” ou – “Como você sabe disso?”

b) Fazer uma modificação na disposição das fichas de uma das fileiras, espaçando-as ou unindo- as, de modo que uma fique mais comprida do que a outra, a seguir perguntar:

-“Tem o mesmo tanto de fichas azuis e vermelhas ou não?” “Aonde tem mais?” “Como é que você sabe?”

Se a criança der respostas de conservação chamar sua atenção para a configuração espacial das fileiras, dizendo:
-“Olha como esta fila é comprida, será que aqui não tem mais fichas?”

Se a criança der respostas de não-conservação lembrar a equivalência inicial dizendo: -“Você se lembra que antes a gente tinha posto uma ficha vermelha diante de uma azul?” ou – “Outro dia um(a) menino(a) como você me disse que nessas duas fileiras tinha a mesma quantidade de fichas: o que você pensa disso?”

c) Repetir o procedimento do item a.

d) Repetir o procedimento do item b. dispondo as fichas como o modelo

Como a criança tem o conceito de conservação de quantidades discretas (aquelas que podemos contar) construído? Comente.
I - Material
II - Procedimento
O objetivo da prova é avaliar se a criança possui o conceito de conservação de quantidades discretas.
A prova consiste em dispor fichas vermelhas e azuis em fileiras e perguntar à criança se elas possuem a mesma quantidade.
Caso a criança não demonstre a noção de conservação, é importante lembrar a equivalência inicial ou chamar atenção para a configuração espacial das fileiras.
A prova deve ser repetida nos itens c e d.

Essa pergunta também está no material:

PRÁTICA DE FORMAÇÃO PROVAS PIAGETIANAS
8 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A prova da conservação de quantidades discretas tem como objetivo avaliar se a criança possui o conceito de conservação de quantidades discretas, ou seja, se ela é capaz de compreender que a quantidade de objetos permanece a mesma, mesmo que a configuração espacial desses objetos seja alterada. O procedimento da prova consiste em dispor fichas vermelhas e azuis em fileiras e pedir à criança que faça outra fileira igual com as fichas vermelhas, colocando o mesmo tanto de fichas, nem mais, nem menos. Depois, é perguntado à criança se as duas fileiras têm o mesmo tanto de fichas e qual pilha ficará mais alta se fizer uma pilha com as fichas azuis e outra com as fichas vermelhas. Se a criança não demonstrar a noção de conservação, é importante lembrar a equivalência inicial ou chamar atenção para a configuração espacial das fileiras. A prova deve ser repetida nos itens c e d.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais