Buscar

1.2. PROVA DA CONSERVAÇÃO DO LÍQUIDO (quantidades contínuas – as que podemos medir) I – MATERIAL (usaremos material concreto) A A’ B C Dois copo...

1.2. PROVA DA CONSERVAÇÃO DO LÍQUIDO (quantidades contínuas – as que podemos medir)

I – MATERIAL (usaremos material concreto)

A A’ B C

Dois copos idênticos

Um copo mais estreito e mais alto.

Um copo mais largo e mais baixo.

II – PROCEDIMENTO

Inicialmente conversar com a criança e a convidar para brincar ou fazer joguinho. Estando a criança interessada na brincadeira a professora diz: - “Vou colocar água nestes dois copos ( copos idênticos A e A’) quando eles estiverem com a mesma quantidade ( ou o mesmo tanto ) de água você me avisa? Olhe bem! Colocar a água até mais ou menos a metade dos copos e perguntar:

_ “Estão iguais? Tem a mesma quantidade de água nos dois copos? Você tem certeza? Por que?”

“Se você tomar a água deste copo (A) e eu tomar a água deste (A’) qual de nós dois (duas) toma mais água? Por que?”

III -

A B

Transvasar a água de A para B, depois perguntar: -“E agora onde tem mais água?” Por que? Ou “Como você sabe disso?”

CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: Se a criança demonstrar que não possui a noção de conservação dizer: - “Outro dia eu estava brincando com um(a) menino(a) que tem a sua idade e ele me disse que nestes dois copos tem a mesma quantidade de água porque a gente não pôs e nem tirou. Você acha que aquele(a) menino(a) estava certo(a) ou errado(a)?” “Por que?” Se a criança demonstrar que possui a noção de conservação dizer:

- “Outro dia eu fiz esta brincadeira com um(a) menimo(a) de seu tamanho e ele(a) me disse que neste copo (B) havia mais água. Porque nele a água estava tão alta! O que você acha desse(a) menino(a), ele(a) estava certo ou errado?” “Por que?

IV – Transvasar a água de B para A, mostrar a criança então os copos A e A’ perguntando: - “E agora onde tem mais água?” e depois: -“Se eu beber esta água (A) e você esta (B) quem bebe mais eu ou você? Por que?”

V – Transvasar a água de A para C e depois perguntar: - “E agora onde tem mais água?” “Por que”? ou “Como você sabe disso?”

CONTRA-ARGUMENTAÇÃO: (Como no item anterior)

Como a criança tem o conceito de conservação do líquido (quantidades contínuas - as que podemos medir) construído? Comente.
I - Material
II - Procedimento
O objetivo da prova é avaliar se a criança possui o conceito de conservação do líquido (quantidades contínuas - as que podemos medir).
A prova consiste em colocar água em copos idênticos e perguntar à criança se eles possuem a mesma quantidade.
A prova deve ser repetida nos itens III, IV e V.
Caso a criança não demonstre a noção de conservação, é importante lembrar a equivalência inicial ou chamar atenção para a configuração espacial dos copos.

Essa pergunta também está no material:

PRÁTICA DE FORMAÇÃO PROVAS PIAGETIANAS
8 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A prova da conservação do líquido é uma atividade que tem como objetivo avaliar se a criança possui a noção de conservação do líquido, ou seja, se ela compreende que a quantidade de líquido permanece a mesma, mesmo que seja transferida de um recipiente para outro. Para realizar a prova, são utilizados dois copos idênticos, um copo mais estreito e mais alto e um copo mais largo e mais baixo. A criança é convidada a brincar e a professora coloca água nos copos até mais ou menos a metade e pergunta se eles estão iguais e se possuem a mesma quantidade de água. Em seguida, a professora pergunta à criança o que aconteceria se ela tomasse a água de um dos copos e a professora tomasse a água do outro copo. Depois, a água é transferida de um copo para o outro e a criança é questionada se os copos ainda possuem a mesma quantidade de água. A prova é repetida em outros momentos, com outras transferências de água entre os copos. Caso a criança não demonstre a noção de conservação, a professora pode lembrar a equivalência inicial ou chamar atenção para a configuração espacial dos copos. O material utilizado na prova é concreto e o procedimento consiste em conversar com a criança e convidá-la para brincar ou fazer um joguinho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais