Logo Passei Direto
Buscar

Química

Colégio Objetivo
4. Quando uma amostra de 3,88g de nitrato de amônio sólido se dissolve em 60,0g de água em um calorímetro de copo de isopor, a temperatura cai de 23,0 para 18,4°C. Calcule o ΔH (em kJ/mol de NH4NO3) para o processo de dissolução: NH4NO3(s)→NH4+¿(aq)+NO3−¿(aq)¿ ¿ Suponha que o calor específico da solução seja o mesmo da água pura.
ΔH (em kJ/mol de NH4NO3) para o processo de dissolução

User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular o ΔH (entalpia) da dissolução do nitrato de amônio, podemos utilizar a equação: ΔH = q / n Onde q é a quantidade de calor liberada ou absorvida durante o processo de dissolução, e n é o número de mols de nitrato de amônio que foram dissolvidos. Primeiro, precisamos calcular a quantidade de calor liberada durante a dissolução. Podemos fazer isso utilizando a equação: q = m * c * ΔT Onde m é a massa da solução (água + nitrato de amônio), c é o calor específico da solução (que, segundo o enunciado, é o mesmo da água pura) e ΔT é a variação de temperatura. Substituindo os valores, temos: q = (60,0 + 3,88) * 4,18 * (18,4 - 23,0) q = - 1.222,8 J A quantidade de calor é negativa porque houve uma diminuição de temperatura durante o processo de dissolução. Agora, precisamos calcular o número de mols de nitrato de amônio que foram dissolvidos. Para isso, podemos utilizar a massa molar do composto: MM(NH4NO3) = 80 g/mol n = m / MM n = 3,88 / 80 n = 0,0485 mol Substituindo os valores na equação inicial, temos: ΔH = -1.222,8 / 0,0485 ΔH = -25.200 J/mol Convertendo para kJ/mol, temos: ΔH = -25,2 kJ/mol Portanto, o ΔH da dissolução do nitrato de amônio é de -25,2 kJ/mol.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5. Suponha que lhe sejam dadas as seguintes reações hipotéticas: X→Y ΔH= -35kJ X→Z ΔH= +90kJ a) Use a lei de Hess para calcular a variação de entalpia da reação Y→Z b) Construa um diagrama de entalpia para as substâncias X, Y e Z. c) Seria válido fazer o que pedimos no item (a) se a primeira reação tivesse sido realizada a 25 °C e a segunda a 240 °C? Explique
a) Variação de entalpia da reação Y→Z
b) Diagrama de entalpia para as substâncias X, Y e Z
c) Explicação sobre a validade do cálculo da variação de entalpia da reação Y→Z

9. Considerando os dados abaixo: N2 ( g)+O2 (g)→NO(g ) ΔH= +180,7 kJ 2NO( g )+O2 ( g )→2N O2 (g ) ΔH= -113,1 kJ 2N 2O (g )→2N 2 ( g)+O2 ( g) ΔH= -163,2 kJ Use a lei de Hess para calcular o ΔH para a reação: N 2O(g )+NO2 ( g )→3N O( g)
ΔH para a reação

11.A reação a seguir é conhecida como reação da termita 2 Al ( s)+Fe2O3 ( s )→Al2O3 ( s)+2Fe (s )Essa reação altamente exotérmica é usada para soldar unidades maciças, como hélices para navios grandes. Usando as entalpias de formação no apêndice C, calcule o ΔH° para essa reação.
ΔH° para a reação da termita

Mais conteúdos dessa disciplina