Buscar

A Criação do SUS provocou mudanças significativas na atenção à saúde no Brasil, imprimindo uma nova perspectiva de saúde, como um direito dos indiv...

A Criação do SUS provocou mudanças significativas na atenção à saúde no Brasil, imprimindo uma nova perspectiva de saúde, como um direito dos indivíduos e responsabilidade do Estado, considerando os fatores biológicos, sociais, psicológicos, econômicos e culturais como influenciadores do processo saúde-doença. Sobre o planejamento e gestão no SUS, assinale a alternativa CORRETA:


A A base das atividades e das programações de cada esfera de gestão SUS são os Planos Plurianuais de saúde, relatórios de gestão, e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.
B A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento de gestão que orienta a programação das ações e serviços de saúde para o período de 4 anos. A elaboração desse plano compreende 2 momentos: análise situacional e definição dos objetivos, diretrizes e metas. Seu conteúdo apresenta o que se pretende alcançar em termos de resultados.
C O processo de planejamento do SUS deve ser ascendente, do nível municipal até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, conciliando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União.
D É permitido a transferência irrestrita de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde.

Essa pergunta também está no material:

av06
13 pág.

Auditoria em Servicos de Saude Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: O processo de planejamento do SUS deve ser ascendente, do nível municipal até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, conciliando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União. O planejamento e gestão no SUS é feito de forma participativa e descentralizada, com a elaboração de planos de saúde em cada esfera de gestão (municipal, estadual e federal), que devem ser elaborados de forma ascendente, ou seja, do nível municipal até o federal, ouvindo os órgãos deliberativos e conciliando as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos. O financiamento do SUS é previsto na proposta orçamentária e a Lei de Diretrizes Orçamentárias é um instrumento de gestão que orienta a programação das ações e serviços de saúde para o período de 4 anos, mas não é a base das atividades e programações de cada esfera de gestão. Além disso, não é permitida a transferência irrestrita de recursos para o financiamento de ações não previstas nos planos de saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais