Buscar

Questão 9/10 - Formação Sócio Histórica do Brasil A2 - Conforme discutido no Capítulo 2 do livro base desta disciplina, a estabilidade da República...

Questão 9/10 - Formação Sócio Histórica do Brasil

A2 - Conforme discutido no Capítulo 2 do livro base desta disciplina, a estabilidade da República veio com a política dos governadores e a teia de compromissos estabelecidos pelo coronelismo, fortalecendo as oligarquias regionais e os Estados por meios do federalismo. A partir dos conteúdos trabalhados análise às alternativas abaixo:



 



I – A chamada “Política do Café com Leite” diz respeito a alternância de poder entre os estados de Minas Gerais e São Paulo durante a República Oligárquica.



II – A aliança entre paulistas e mineiros refere-se aos programas criados visando a aceleração e modernização da economia do Brasil por meio da industrialização.



III – É correto afirmar que uma das principais consequências da Revolução de 1930 foi o encerramento da Primeira República e do sistema oligárquico vigente.

É correto o que se afirma em:

AApenas a alternativa III.BTodas as alternativas estão corretas.

CApenas a alternativa II.

DApenas as alternativas I e III.EApenas as alternativas II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas a alternativa III. A alternativa I está incorreta, pois a "Política do Café com Leite" refere-se à alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais, e não entre todos os estados da República Oligárquica. A alternativa II também está incorreta, pois a aliança entre paulistas e mineiros não tinha como objetivo a industrialização do Brasil, mas sim a manutenção do poder das oligarquias regionais. Já a alternativa III está correta, pois a Revolução de 1930 pôs fim à Primeira República e ao sistema oligárquico vigente, dando início a uma nova fase na história política do Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais