Buscar

Os profissionais responsáveis pela área de design de software buscam sempre elaborar uma interface amigável, de fácil compreensão do sistema, de fo...

Os profissionais responsáveis pela área de design de software buscam sempre elaborar uma interface amigável, de fácil compreensão do sistema, de forma a facilitar a interação usuário-sistema. Para que isso seja possível, é importante que o designer esteja sempre atualizado no que se refere às ferramentas a serem utilizadas, a fim de obter os melhores resultados, bem como ter conhecimento de diferentes linguagens, como, por exemplo, CSS, JavaScript e HTML. Além disso, é importante que o designer realize periodicamente a avaliação do sistema que está em desenvolvimento, o que pode ocorrer por meio da construção parcial do sistema, através de storyboards e protótipos.  

 

BRAZ, Leonara de Medeiros. Interface humano-computador. Porto Alegre: SAGAH, 2020 (adaptado).



A partir do texto, considere a situação apresentada a seguir.

 

Rafael é professor da disciplina de interface humano-computador e está ministrando uma aula sobre ferramentas de apoio à construção de interfaces. Para incrementar sua aula, ele decidiu apresentar alguns critérios de qualidade considerados importantes para a construção de sistemas que tenham uma interação humano-computador e que sejam usados na avaliação automatizada em interfaces.

 

Considerando quais aspectos dos critérios de qualidade na elaboração de interfaces o professor deve apresentar aos alunos, julgue os itens a seguir.

 

I. Rafael deve esclarecer aos seus alunos que o critério de qualidade denominado comunicabilidade respeita as diretrizes de comunicabilidade presentes no WCAG 2.0.

 

II. Durante a aula, Rafael deve explicar que, no critério de usabilidade, para que o software tenha aceitação pelo usuário, o sistema deve ser amigável, eficiente e fácil de usar.

 

III. Na aula, Rafael também deve explicar que, entre os critérios de qualidade, o de acessibilidade é também considerado importante, pois ele utiliza um método de inspeção semiótica (ou MIS) presente na ferramenta conhecida como MISToll.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I e II, apenas.

B) 

I e III, apenas.

C) 

III, apenas.

D) 

II, apenas.

E) 

I, II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O professor Rafael deve apresentar aos alunos os critérios de qualidade de comunicabilidade, usabilidade e acessibilidade na elaboração de interfaces. Portanto, a alternativa correta é a letra E) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais