Buscar

Logo após decolar, o avião colidiu com pássaros e suas duas turbinas pararam de funcionar. O piloto conseguiu fazer um pouso de emergência sobre as...

Logo após decolar, o avião colidiu com pássaros e suas duas turbinas pararam de funcionar. O piloto conseguiu fazer um pouso de emergência sobre as águas de um rio e todos os ocupantes da aeronave já foram resgatados em segurança. (Situação inspirada em história real, ocorrida no ano de 2009 em New Jersey, conhecida como O milagre no rio HudsonLinks to an external site.

.)

A trajetória (hipotética) do avião registrada pelo radar mostra que, após a descolagem, ele percorreu 8 km na direção e sentido do vetor (u) e 10 km na direção e sentido indicado pelo vetor (v), desaparecendo do radar logo em seguida. A figura a seguir mostra separadamente cada um dos deslocamentos do avião. 

 

Representantes da empresa fabricante da aeronave e da equipe de resgate (para retirar o avião da água) estão indo de helicóptero do local da decolagem até o local do acidente pelo caminho mais rápido, ou seja, na direção do vetor deslocamento resultante.

 

Para traçar a rota por meio da qual deve ser enviada a equipe de resgate é aplicada a regra do paralelogramo ou da soma poligonal para obter o vetor resultante. A equipe de investigação de acidentes e representantes da fabricante da aeronave irão percorrer o mesmo trajeto do avião, saindo do aeroporto até o local do acidente.

  1. Represente geometricamente a soma dos vetores que descreve a rota do avião e o vetor deslocamento resultante aplicando a regra da soma poligonal ou do paralelogramo (não é necessário desenhar o avião).
  2. Qual é a distância percorrida pelo helicóptero de resgate? (O módulo do vetor velocidade resultante.)
  3. Qual a direção e o sentido (com relação ao leste) do vetor deslocamento resultante para o helicóptero ir até o local do acidente?


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais