Buscar

Está correto, como medida profilática, indicar não consumir carne crua ou mal cozida de ovinos e bovinos para controle da hidatidose? Justifique su...

Está correto, como medida profilática, indicar não consumir carne crua ou mal cozida de ovinos e bovinos para controle da hidatidose? Justifique sua resposta.

Essa medida profilática não é indicada para controle da hidatidose. Nessa parasitologia, o humano é hospedeiro intermediário acidental, substituindo outras espécies, como ovelhas e bois. O hospedeiro definitivo é o cão.
O ciclo da hidatidose envolve a ingestão dos ovos do Echinococcus granulosus liberados nas fezes dos cães, por qualquer um dos hospedeiros intermediários, que pode ser o humano.
Portanto, o consumo de carne crua ou mal cozida de ovinos e bovinos não faz parte do ciclo da hidatidose, uma vez que, nessas espécies, o que está presente é o cisto e não o ovo, que é a forma infectante para humanos.

Essa pergunta também está no material:

Prova 1 - Fernando e Ronaldo
5 pág.

Parasitologia Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, está correto indicar não consumir carne crua ou mal cozida de ovinos e bovinos como medida profilática para controle da hidatidose. Isso porque, embora o homem seja um hospedeiro intermediário acidental, ele pode ser infectado ao ingerir ovos do parasita presentes em alimentos contaminados, como a carne crua ou mal cozida de animais infectados. No caso da hidatidose, o ciclo do parasita envolve a ingestão dos ovos do Echinococcus granulosus liberados nas fezes dos cães, por qualquer um dos hospedeiros intermediários, que pode ser o humano. Portanto, o consumo de carne crua ou mal cozida de ovinos e bovinos pode levar à infecção pelo parasita, mesmo que essas espécies não sejam hospedeiros definitivos. Assim, é importante que a carne seja bem cozida para evitar a contaminação por esse parasita e outras doenças transmitidas por alimentos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais