Buscar

Ao analisarmos a história da Genética Forense no Brasil, é correto afirmar que: A partir de 2001, com base na Lei no 10.317, todas as despesas rel...

Ao analisarmos a história da Genética Forense no Brasil, é correto afirmar que:

A partir de 2001, com base na Lei no 10.317, todas as despesas relacionadas a exames de DNA que forem solicitados por autoridade judiciária nas ações de investigação de paternidade ou maternidade seriam custeadas pelo legítimo genitor.
Com a Lei n° 12.654, de 28 de maio de 2012, foi terminantemente proibida a criação de um banco nacional de DNA.
A Genética Forense no Brasil começou a ser desenvolvida a partir de 1992, por iniciativa da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
A utilização do DNA como prova jurídica só foi utilizada pela justiça brasileira em 1864.
A principal utilização forense no nível de análise de DNA no Brasil está associada ao esclarecimento de crimes de homicídios.
a) Apenas a afirmativa III está correta.
b) Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Genética Forense   exercício aula 03

Genética Forense Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) Apenas as afirmativas I e V estão corretas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a Lei nº 10.317/2001 estabeleceu que as despesas relacionadas a exames de DNA solicitados por autoridade judiciária nas ações de investigação de paternidade ou maternidade seriam custeadas pelo legítimo genitor. - A afirmativa II está incorreta, pois a Lei n° 12.654/2012 não proibiu a criação de um banco nacional de DNA, mas sim estabeleceu regras para o armazenamento e utilização de perfis genéticos em investigações criminais. - A afirmativa III está incorreta, pois a Genética Forense no Brasil começou a ser desenvolvida na década de 1980, por iniciativa da Polícia Federal. - A afirmativa IV está incorreta, pois a utilização do DNA como prova jurídica só foi regulamentada no Brasil em 2012, com a Lei nº 12.654/2012. - A afirmativa V está correta, pois a principal utilização forense no nível de análise de DNA no Brasil está associada ao esclarecimento de crimes de homicídios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais