Buscar

Leia os dois casos a seguir: - José Afonso foi demitido sem justa causa e, posteriormente, ajuizou ação reclamatória trabalhista requerendo acerto ...

Leia os dois casos a seguir:

- José Afonso foi demitido sem justa causa e, posteriormente, ajuizou ação reclamatória trabalhista requerendo acerto das verbas rescisórias e participação dos lucros, referente aos dois últimos anos. O juízo trabalhista julgou procedente as verbas trabalhistas e considerou os vários constrangimentos psicológicos que foram relatados em audiência por testemunhas do reclamante e reclamado, deferindo à José, também, indenização por danos morais.

- Maria Campos ajuizou rescisão indireta e, na mesma oportunidade, pleiteou adicional noturno, pelos períodos que trabalhou entre 22h às 5 da manhã. Na sentença, Maria achou estranho que o juízo trabalhista deferiu-lhe a rescisão indireta, mas nada mencionou sobre os adicionais noturnos.

Sobre os casos relatados, pode-se afirmar que:

A. 

a sentença, no caso de Maria Campos, é ultra petita.

B. 

a sentença, no caso de José Afonso, é ultra petita.

C. 

a sentença, no caso de José Afonso, é extra petita.

D. 

a sentença, no caso de José Afonso, é citra petita.

E. 

a sentença, no caso de Maria Campos, é extra petita.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B, pois a sentença no caso de José Afonso é ultra petita, ou seja, o juiz concedeu mais do que foi pedido na ação, ao deferir a indenização por danos morais, que não havia sido requerida pelo reclamante. Já no caso de Maria Campos, não há menção de que a sentença seja ultra petita, mas sim que o juiz não deferiu o adicional noturno, o que pode ser questionado em recurso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais