Logo Passei Direto
Buscar
A fratura que ocorre na região da pars interarticular da vértebra que resulta em um deslizamento anterior dessa vértebra em relação à inferior são chamados, respectivamente, de: a. Espondilite e espondiloartropatia. b. Espondilite e espondilodiscopatia. c. Espondiloartropatia e espondilite. d. Espondilolistese e espondilólise. e. Espondilólise e espondilolistese.
User badge image
Dr. Jackson de Sousa Araujo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A fratura que ocorre na região da pars interarticular da vértebra que resulta em um deslizamento anterior dessa vértebra em relação à inferior são chamados, respectivamente, de Espondilolistese e espondilólise. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O processo de consolidação das fraturas pode ser didadicamente dividido em fases. Em qual das fases abaixo é possível iniciar com aplicação de resistência e descarga de peso no membro acometido sem prejudicar a reparação?
a. Fase de hemorragia e hematoma.
b. Fase de proliferação periosteal e endosteal.
c. Fase de calo ósseo.
d. Fase de consolidação.
e. Fase de remodelação.

O impacto femoroacetabular apresenta inicialmente uma sintomatologia insidiosa com dor na virilha intermitente, dor na região trocantérica ou ambas, sendo a maioria das vezes unilateral. A queixa típica é uma dor anterior na virilha, intensa, especialmente após estar sentado por longos períodos de tempo ou durante a atividade física, especialmente à flexão-adução-rotaçã interna. A intensidade da dor aumenta à medida que o “labrum” acetabular e a cartilagem articular degeneram. Considere os recursos utilizados para esse tipo de paciente:
I - Eletrotermofototerapia com objetivo de reduzir a dor, a inflamação e relaxamento do músculo;
II - Alongamento dos rotadores laterais, abdutores e extensores do quadril para melhorar a amplitude de movimento que está limitada;
III - Terapia manual e estabilização segmentar com objetivo de melhorar o movimento e diminuir o espasmo muscular protetor;
IV - Fortalecimento muscular do glúteo máximo, médio, piriforme, gêmeos e obturadores (complexo póstero-lateral);
V - Fortalecimento muscular dos rotadores mediais do quadril com objetivo de diminuir o impacto ósseo.
a. I e II.
b. III e IV.
c. IV e V.
d. II e V.
e. III e V.

Nas afirmativas abaixo, assinale verdadeiro ou falso e, a seguir, marque a alternativa correta:
I - ( ) O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, parte interna do quadril em que o fêmur se encaixa.
II - ( ) O labrum tem várias funções importantes na articulação do quadril, como manter a pressão intra-articular e ajudar na distribuição do líquido sinovial.
III - ( ) As lesões do labrum normalmente são tratadas de forma conservadora e apresentam um bom resultado.
IV - ( ) Durante o tratamento fisioterapêutico deve ser enfatizado o reequilíbrio entre os adutores e abdutores, favorecendo o fortalecimento do glúteo médio, para evitar movimentos que causem impacto no labrum.
a. I e III são verdadeiras.
b. II e III são verdadeiras.
c. I, III e IV são verdadeiras.
d. I, II e III são verdadeiras.
e. I, II, III e IV são verdadeiras.

Em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, especialistas informam que o processo de envelhecimento vivido pelo Brasil, associado a falhas na assistência e a falhas nas estratégias de prevenção de quedas em idosos, faz com que o país enfrente uma verdadeira epidemia de fraturas, sobretudo associadas a doenças osteometabólicas.
Com base no conteúdo sobre este assunto, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa que julgar correta.
I - Fraturas abertas são as fraturas nas quais os ossos quebrados permanecem no interior do membro sem perfurar a pele;
II - Fraturas fechadas ou expostas são as fraturas nas quais os ossos quebrados permanecem no interior do membro sem perfurar a pele;
III - Fraturas externas apresentam ossos quebrados, rompem a pele, mas não expõem tecidos moles, como tendão;
IV - Fraturas externas apresentam osso ou os ossos quebrados, rompem a pele, deixando partes óssea e/ou moles expostas;
V - A fratura interna pode apresentar complicações durante o processo de osteossíntese, sendo comum a osteomielite em decorrência da ruptura tegumentar.
a. Apenas a sentença V está correta.
b. As sentenças I, II e III estão corretas.
c. Apenas a sentença IV está correta.
d. As sentenças I e II estão corretas.
e. Apenas as sentenças I e II estão incorretas.

Um paciente sofreu um grave acidente de moto e teve uma fratura exposta. Após o exame de raio x foi constatada uma fratura transversa no terço distal da tíbia. O tratamento ortopédico para o caso foi o uso do fixador externo linear por 30 dias e após este período foi realizada a substituição do fixador por um Ilizarov. O paciente foi encaminhado à fisioterapia após 45 dias do acidente. Sobre o caso descrito, qual das alternativas descreve melhor as possibilidades do tratamento fisioterapêutico?

a.
Ondas curtas e tens caso ele tenha dor, exercícios de alongamento e fortalecimento para os principais grupos musculares dos membros inferiores. Exercícios em cadeia cinética aberta, sem descarga de peso.

b.
Aquecimento em bicicleta ou esteira, exercícios de ganho de ADM para os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar, exercícios de alongamento e fortalecimento para os membros inferiores principalmente, exercícios de propriocepção sem descarga de peso.

c.
Aquecimento em bicicleta ou esteira, exercícios de ganho de ADM para os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar, exercícios de alongamento e fortalecimento para os membros inferiores principalmente, exercícios de propriocepção e descarga de peso imediata.

d.
Aquecimento, tens caso ele tenha dor, exercícios de alongamento e fortalecimento para os principais grupos musculares dos membros inferiores. Exercícios em cadeia cinética aberta, treino de marcha de três pontos com muleta.

e.
Ondas curtas e tens caso ele tenha dor, exercícios de alongamento e fortalecimento para os principais grupos musculares dos membros inferiores. Exercícios de descarga de peso, equilíbrio e incentivo à marcha.

Fratura é a interrupção na continuidade óssea e sua gravidade pode variar bastante, sendo que algumas fraturas resolvem-se espontaneamente sem chegarem a ser diagnosticadas, enquanto outras representam risco de morte e configuram emergências médicas.
Considerando essas informações, avalie as afirmacoes a seguir.
I - Osteomielite é uma infecção óssea, já a necrose óssea é a morte de parte do osso algum tempo após a fratura, caso tenha ocorrido lesão dos vasos sanguíneos que levam sangue a essa parte do osso.
II - Na consolidação viciosa os topos da fratura consolidam fora da sua posição anatômica. Pode ser devido a uma má redução da fratura, ou de uma imobilização em posição inadequada. As implicações podem ser apenas estéticas, mas em algumas situações pode haver limitação ou até perda da função do membro afetado.
III - A consolidação retardada significa que a fratura ainda existe e a consolidação cessou e é habitualmente declarada 8 meses após a ocorrência da fratura.
IV - Pseudoartrose significa que a consolidação da fratura não está acontecendo dentro do período esperado para esse tipo particular de fratura e para a idade do paciente.
a. I e II.
b. I e III.
c. II e IV.
d. I, II e III.
e. I, II e IV.

Paciente de 32 anos, trabalhador do sistema de obras, sofre queda de uma plataforma em um terreno muito irregular e sujo. O mesmo sofre uma fratura exposta e cominutiva da tíbia E, esse paciente foi levado ao setor de ortopedia do hospital local e passa por uma cirurgia de redução e artrodese para fixação do local. Após 3 dias esse paciente começa a apresentar muita dor no local da cirurgia e febre. Qual o provável quadro de diagnóstico desse paciente?
a. Uma Osteoartrose.
b. Uma Osteofitose.
c. Uma Osteotomia.
d. Uma Osteomielite.
e. Uma Osteoartrite.

A fratura óssea é definida com a perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. A consolidação normal de uma fratura é um processo biológico denominado osteointegração devido à osteogênese, que significa formação de um novo tecido. Indique qual alternativa define uma pseudoartrose:
a. Inflamação articular.
b. Desgaste articular.
c. Fratura articular.
d. Fusão da articulação.
e. Falta de consolidação de fraturas.

No processo de reabilitação das fraturas devemos considerar: as variáveis da fratura, o tipo de tratamento ortopédico utilizado, a fase da consolidação em que a fratura se encontra e as condições gerais do paciente. Podemos separar didaticamente a reabilitação em 2 grandes enfoques: Consolidação da fratura e Consequências da Doença de Fratura e do Imobilismo.
I - Para aplicarmos algum tipo de intervenção visando ao processo de consolidação da fratura, devemos ter em mente a Lei de Wolff (1892): “O crescimento ósseo se adapta às forças colocadas sobre ele”. II - Durante o seu processo de consolidação, o osso necessita de sobrecargas gravitacionais, sustentação de peso, compressões articulares, movimentação do membro e contração muscular. III - Toda forma de energia mecânica aplicada sobre o osso é transformada em atividade elétrica que resulta em troca iônica contribuindo para o processo de formação e mineralização do calo ósseo (Efeito Piezoelétrico). IV - Durante o seu processo de consolidação também podem ser utilizados o Ultrassom terapêutico, a Eletroestimulação e a radiação Laser. V - Para o tratamento, aplica-se os recursos de eletrotermofototerapia, fortalecimento e alongamento muscular, tração distal para decoaptação articular, estimulação da descarga de peso no membro, mobilizações articulares, reeducação funcional e proprioceptiva e recondicionamento cardiovascular e respiratório. Assinale uma alternativa abaixo:
a. Estão corretas: I, III e IV.
b. Estão corretas: I e II.
c. Estão corretas: I, II e III.
d. Estão corretas: I, IV e V.
e. Estão corretas: I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina