Buscar

Análise da obra Gonçalves Dias publicou o livro Últimos cantos e deve ter sido escrito entre 1848 e 1851, e na obra se encontra o poema I – Juca Pi...

Análise da obra Gonçalves Dias publicou o livro Últimos cantos e deve ter sido escrito entre 1848 e 1851, e na obra se encontra o poema I – Juca Pirama. Qual é o foco narrativo do poema?

O poema I – Juca Pirama é considerado pelos críticos como um dos mais elaborados poemas do Romantismo brasileiro.
O índio é então redescoberto, embora sua recriação poética dê ideia da redescoberta de uma raça que estava adormecida pela tradição e que foi revivida pelo poeta.
Gonçalves Dias centra I – Juca Pirama num estado de coisas que ganham uma enorme importância pela inevitável transgressão cometida pelo herói, transgressão de cunho romanesco (o choro diante da morte) que quando transposta a literatura gera uma incrível idealização dos estados de alma.
O autor, através do narrador timbira, não faz menção ao lugar em que decorre a ação; sabe-se, entretanto, que os timbiras viviam no interior do Brasil, ao contrário dos Tupis, que se localizavam no litoral.
a) O foco narrativo é em primeira pessoa, narrado pelo guerreiro Tupi Juca Pirama.
b) O foco narrativo é em terceira pessoa, narrado por um índio timbira que relata às gerações posteriores as proezas do guerreiro tupi que lá esteve.
c) O foco narrativo é em terceira pessoa, narrado por Gonçalves Dias.

Essa pergunta também está no material:

Análise da obra
3 pág.

Português Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O foco narrativo do poema I - Juca Pirama é em terceira pessoa, narrado por um índio timbira que relata às gerações posteriores as proezas do guerreiro tupi que lá esteve.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais