Buscar

A partir da leitura do texto sobre os Determinantes Sociais em Saúde (DSS), elabore um comentário sobre o vídeo Herança Social. O processo saúde-d...

A partir da leitura do texto sobre os Determinantes Sociais em Saúde (DSS), elabore um comentário sobre o vídeo Herança Social.

O processo saúde-doença é resultado da determinação social, econômica, política, cultural e ambiental desde o surgimento da civilização humana.
A distribuição da saúde e da doença em uma sociedade não é aleatória, e está associada à posição social da população.
A maior parte da carga das doenças, como também as iniquidades em saúde, que existem em todos os países, acontecem por conta das condições em que as pessoas nascem e vivem.
O documentário Herança Social faz uma reflexão a respeito da historicidade da tuberculose a partir de imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam.
A situação social em que vivem boa parte das vítimas da tuberculose é hereditária, não a doença em si.

Essa pergunta também está no material:

Comentário sobre o vídeo Herança Cultural
2 pág.

Introdução ao Campo da Saúde Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O vídeo Herança Social é uma importante reflexão sobre a historicidade da tuberculose e como as condições sociais, econômicas e políticas influenciam na saúde das pessoas. O documentário mostra que, apesar dos avanços na medicina, pouco mudou em relação às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam. O texto sobre os Determinantes Sociais em Saúde (DSS) reforça essa ideia, ao afirmar que a distribuição da saúde e da doença em uma sociedade não é aleatória e está associada à posição social da população. A maior parte da carga das doenças e das iniquidades em saúde acontecem por conta das condições em que as pessoas nascem e vivem. Portanto, é fundamental que sejam adotadas políticas públicas que visem a redução das desigualdades sociais e a melhoria das condições de vida da população, para que se possa garantir o direito à saúde e o bem-estar de todos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais