Buscar

Comentário sobre o vídeo Herança Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
HACA10 – Introdução ao Campo da Saúde
Professora: Vânia Sampaio Alves
Turma: 05
Estudante: Maria Antônia Santos
Comentário sobre o vídeo Herança Cultural
A partir da leitura do texto sobre os Determinantes Sociais em Saúde (DSS), elabore um comentário sobre o vídeo Herança Social.
O processo saúde-doença é resultado da determinação social, econômica, política, cultural e ambiental desde o surgimento da civilização humana. Essas condições geram uma estratificação econômico-social dos indivíduos, atribuindo diferentes posições sociais, as quais por sua vez provocam desigualdades na esfera da saúde. Isso significa que a distribuição da saúde e da doença em uma sociedade não é aleatória, e está associada à posição social da população.
Assim, observa-se que a maior parte da carga das doenças, como também as iniquidades em saúde, que existem em todos os países, acontecem por conta das condições em que as pessoas nascem e vivem. Esse conjunto é denominado “determinantes sociais da saúde”. Nesse sentido, aparecem diferenciais entre as classes sociais existentes, como o diferencial de exposição a riscos que causam danos à saúde, o diferencial de vulnerabilidade à ocorrência de doença frente à exposição a estes riscos e o diferencial de consequências sociais ou físicas uma vez contraída a doença.
Nessa perspectiva, o documentário “Herança Social” realizado pela VideoSaúde, distribuidora da Fiocruz e em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, faz uma reflexão a respeito da historicidade da tuberculose a partir de imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam, o que só faz crescer os casos dessa doença numa das principais capitais do país, o Rio de Janeiro.
E é nesse cenário de negligencia social que se chega à conclusão de que hereditária não é a tuberculose e sim a situação social em que vivem boa parte das vítimas dessa enfermidade.
E é desse contexto que se busca as intervenções sobre os mecanismos de estratificação social para se combater as iniquidades em saúde, sejam políticas que diminuam as diferenças coletivas, como também as relacionadas ao mercado de trabalho, à educação e à seguridade social. Deve-se também, busca diminuir os diferenciais de exposição a riscos, tendo, por exemplo, como alvo, os grupos que vivem em condições de habitação insalubres, trabalham em ambientes pouco seguros ou estão expostos a deficiências nutricionais. Já no que se refere as intervenções no sistema de saúde, procura-se reduzir os diferenciais de exposição e de vulnerabilidade, através de ações preventivas - vacinas, educação sobre fatores de risco - bem como os diferenciais de consequências ocasionadas pela doença, aqui incluindo melhoria da qualidade dos serviços a toda a população, apoio a deficientes, acesso a cuidados de reabilitação, entre outros.

Outros materiais