Buscar

Cite a localização anatômica dos rins e diferencie topograficamente o rim direito do rim esquerdo. Os rins produzem urina que é conduzida pelos ur...

Cite a localização anatômica dos rins e diferencie topograficamente o rim direito do rim esquerdo.

Os rins produzem urina que é conduzida pelos ureteres até a bexiga urinária na pelve.
A face superomedial de cada rim normalmente está em contato com a glândula suprarrenal.
Os órgãos urinários superiores (rins e ureteres), seus vasos e as glândulas suprarrenais são estruturas retroperitoneais primárias na parede posterior do abdome.
A mobilidade renal normal é de cerca de 3 cm.
Os rins estão situados no retroperitônio sobre a parede posterior do abdome, um de cada lado da coluna vertebral, no nível das vértebras T XII a L III.
O hilo renal esquerdo situa-se perto do plano transpilórico, a cerca de 5 cm do plano mediano.
O polo inferior do rim direito está aproximadamente um dedo superior à crista ilíaca.
Durante a vida, os rins têm coloração marrom-avermelhada e medem cerca de 10 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura.

Essa pergunta também está no material:

casos clinicos S urinario anato
7 pág.

Anatomia I Faculdade AtenasFaculdade Atenas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os rins são órgãos pares, localizados no retroperitônio, um de cada lado da coluna vertebral, entre as vértebras T12 e L3. Eles estão situados atrás do peritônio, na parede posterior do abdome, e são protegidos pelas costelas inferiores. O rim direito é ligeiramente menor e fica posicionado um pouco mais abaixo do que o rim esquerdo, devido à presença do fígado. O hilo renal direito é mais inferior do que o hilo renal esquerdo. O polo inferior do rim direito está localizado cerca de um dedo acima da crista ilíaca, enquanto o polo inferior do rim esquerdo está localizado cerca de um dedo abaixo da crista ilíaca. Os rins produzem urina que é conduzida pelos ureteres até a bexiga urinária na pelve. A face superomedial de cada rim normalmente está em contato com a glândula suprarrenal. Os órgãos urinários superiores (rins e ureteres), seus vasos e as glândulas suprarrenais são estruturas retroperitoneais primárias na parede posterior do abdome. A mobilidade renal normal é de cerca de 3 cm. Durante a vida, os rins têm coloração marrom-avermelhada e medem cerca de 10 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais