Buscar

Em relação ao quadro de um paciente com sangramento digestivo, pode-se afirmar que: a) a presença de hematoquesia descarta a etiologia alta para o...

Em relação ao quadro de um paciente com sangramento digestivo, pode-se afirmar que:

a) a presença de hematoquesia descarta a etiologia alta para o sangramento.
b) os sangramentos nas úlceras duodenais ocorrem, geralmente, por comprometimento de ramos das artérias gastroduodenal e pancreatoduodenal superior.
c) devido à epidemiologia do paciente, deve-se pensar em gastropatia portal hipertensiva com sangramento por lesão de Dieulafoy.
d) fezes escuras, “cor de piche”, são patognomônicas de hemorragia digestiva acima do ângulo de Treitz.
e) o diagnóstico mais preciso do fator etiológico será fornecido por tomografia computadorizada.

Essa pergunta também está no material:

ACESSO DIRETO PROVA.pdf UNIFESP 2017
21 pág.

Residência Universidade de Passo FundoUniversidade de Passo Fundo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) fezes escuras, “cor de piche”, são patognomônicas de hemorragia digestiva acima do ângulo de Treitz. As fezes escuras, também conhecidas como melena, são um sinal de sangramento no trato gastrointestinal superior, ou seja, acima do ângulo de Treitz, que é a transição entre o duodeno e o jejuno. O sangue, ao passar pelo trato gastrointestinal, sofre ação de enzimas digestivas e é degradado, adquirindo uma coloração escura e característica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais