Buscar

Recém-nascido prematuro 26sem 4/7, peso estimado pelo último ultrassom 750g. Mãe primigesta, hígida, 30 anos, deu entrada no pronto socorro em trab...

Recém-nascido prematuro 26sem 4/7, peso estimado pelo último ultrassom 750g. Mãe primigesta, hígida, 30 anos, deu entrada no pronto socorro em trabalho de parto já em expulsivo, evoluindo então para parto vaginal. RN nasceu chorando, ativo. Qual a conduta a seguir?


(A) Clampeamento imediato do cordão umbilical; posicionar RN sob colo materno e avaliar respiração e FC.
(B) Clampeamento do cordão umbilical em 30-60 segundos; levar para o berço aquecido; colocar em saco plástico, posicionar via aérea, aspirar via aérea se necessário, avaliar respiração e FC.
(C) Clampeamento do cordão umbilical em 30-60 segundos; levar para o berço aquecido; colocar em saco plástico, posicionar via aérea, aspirar via aérea se necessário, avaliar respiração e FC e iniciar ventilação com pressão positiva.
(D) Clampeamento do cordão umbilical em 30-60 segundos; levar para o berço aquecido; colocar em saco plástico, posicionar via aérea, aspirar via aérea se necessário, avaliar respiração e FC e iniciar ventilação com pressão positiva e intubação orotraqueal se necessário.

Essa pergunta também está no material:

FMUSP20-Especialidades_Pediatricas-prova
20 pág.

Residência Universidade Federal do Triângulo MineiroUniversidade Federal do Triângulo Mineiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando que o recém-nascido prematuro nasceu chorando e ativo, a conduta a seguir é a alternativa (A) Clampeamento imediato do cordão umbilical; posicionar RN sob colo materno e avaliar respiração e FC. Essa conduta é indicada para recém-nascidos que nasceram sem complicações e que apresentam boa vitalidade ao nascer. O clampeamento imediato do cordão umbilical é realizado para evitar a transfusão de sangue da placenta para o recém-nascido, o que pode aumentar o risco de icterícia neonatal. O posicionamento do RN sob o colo materno é importante para manter a temperatura corporal do bebê e estimular a amamentação. A avaliação da respiração e FC é fundamental para identificar possíveis complicações respiratórias e cardíacas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais