Buscar

Considerando esse contexto, assinale a opção CORRETA referente à ação pedagógica adequada para enfrentar o desafio que se coloca para os anos inici...

Considerando esse contexto, assinale a opção CORRETA referente à ação pedagógica adequada para enfrentar o desafio que se coloca para os anos iniciais do ensino fundamental.

Escolher entre alfabetizar e letrar. A alfabetização deve caminhar junto com o processo de letramento.
Trabalhar primeiro o letramento e depois a alfabetização. O trabalho do letramento, que envolve a contextualização da leitura, faz parte do processo de alfabetização.
Contemplar, de maneira articulada e simultânea, alfabetização e letramento. Deve-se pensar em práticas educativas que articulem os dois processos.
Assegurar primeiramente a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e depois o uso da leitura e da escrita. Atividades de decodificação não devem ser o único tipo de atividade nas salas de alfabetização.
Valorizar a inserção nas práticas sociais de leitura e escrita, desprezando a sistematização do código. Atividades, intencionalmente voltadas para a sistematização do código devem ser trabalhadas na sala de aula.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Essa pergunta também está no material:

Índice de Analfabetismo
5 pág.

Alfabetização e Letramento Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é a letra C: "Contemplar, de maneira articulada e simultânea, alfabetização e letramento. Deve-se pensar em práticas educativas que articulem os dois processos." A alfabetização e o letramento devem caminhar juntos, pois o letramento envolve a contextualização da leitura e faz parte do processo de alfabetização. É importante pensar em práticas educativas que articulem os dois processos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais