Buscar

Terroir é uma palavra de origem francesa que tem seu conceito formado a partir da junção de fatores geográficos preponderantes, como clima, espaço ...

Terroir é uma palavra de origem francesa que tem seu conceito formado a partir da junção de fatores geográficos preponderantes, como clima, espaço agronômico, elementos naturais da região e outros aspectos. Esse conceito é essencial para o cultivo de uvas e para a produção de vinhos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre países produtores de vinhos, o clima em que a videira é cultivada influencia suas características, pois:


o clima fresco faz com que a fruta desenvolva mais açúcares para que a videira possa suportar geadas, enquanto o clima quente desenvolve maior acidez, devido à alta exposição ao sol.
o clima quente faz com que a videira produza mais açúcares no fruto, o que traz maior acidez durante o processo de fermentação, enquanto as videiras de clima frio produzem pouco açúcares, o que traz adstringência ao paladar.
o clima frio favorece a proliferação de leveduras, o que faz com que o vinho tenha sua fermentação acelerada quando comparada à vitivinicultura de uvas em clima quente.
o clima quente faz com que os vinhos tenham maior teor alcoólico e aroma de frutas maduras, enquanto o clima fresco faz que os vinhos sejam mais ácidos e tenham aroma de frutas frescas.

Essa pergunta também está no material:

ATV HARMONIZAÇÃO 2-1
7 pág.

Gastronomia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações apresentadas, a alternativa correta é: o clima fresco faz com que a fruta desenvolva mais açúcares para que a videira possa suportar geadas, enquanto o clima quente desenvolve maior acidez, devido à alta exposição ao sol. Isso ocorre porque o clima influencia diretamente no desenvolvimento da uva, afetando a quantidade de açúcar e acidez presentes na fruta. Em climas mais frios, a videira precisa produzir mais açúcares para suportar as geadas, o que resulta em vinhos mais doces. Já em climas quentes, a alta exposição ao sol faz com que a uva desenvolva maior acidez.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais