Buscar

As adições e as exclusões são ajustes fiscais ao lucro líquido, para apuração do lucro real. Explique a diferença entre as adições e exclusões perm...

As adições e as exclusões são ajustes fiscais ao lucro líquido, para apuração do lucro real. Explique a diferença entre as adições e exclusões permanentes e as temporárias.

As adições e as exclusões podem ser permanentes ou temporárias, dependendo se o evento futuro afetará ou não a tributação da empresa.
As adições e exclusões permanentes são acréscimos ou decréscimos de valores ao lucro real que serão indedutíveis, mesmo que o evento aconteça em períodos futuros.
As adições e exclusões temporários estão ligadas a eventos futuros, que afetarão a apuração do lucro real, fazendo com que se provisione também a incidência do IRPJ e da CSLL diferidos, ou seja, que incidirão em períodos futuros.

Essa pergunta também está no material:

P2 - Prova On-line (Acessar) Gestão tributaria e contabilidade
6 pág.

Contabilidade e Gestão Tributária Universidade Cândido MendesUniversidade Cândido Mendes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As adições e exclusões são ajustes fiscais que visam apurar o lucro real da empresa para fins de tributação. A diferença entre as adições e exclusões permanentes e temporárias está relacionada ao impacto futuro desses ajustes na tributação da empresa. As adições e exclusões permanentes são ajustes que não terão impacto futuro na tributação da empresa, ou seja, são valores que não poderão ser deduzidos do lucro real em nenhum momento. Exemplos de adições permanentes são multas e juros de mora, enquanto que exemplos de exclusões permanentes são doações e brindes. Já as adições e exclusões temporárias estão relacionadas a eventos futuros que afetarão a tributação da empresa. Esses ajustes são provisionados para que a empresa possa calcular o IRPJ e a CSLL diferidos, ou seja, que incidirão em períodos futuros. Exemplos de adições temporárias são os ajustes a valor presente e os encargos financeiros, enquanto que exemplos de exclusões temporárias são as despesas antecipadas e os prejuízos fiscais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais