Logo Passei Direto
Buscar
¿O volume de distribuição influencia a meia-vida plasmática do fármaco.¿ Analise a veracidade da afirmação acima e assinale a alternativa correta.


A afirmação é verdadeira, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd menor) ficam mais tempo retidos no organismo: menos fármaco ligado disponível para metabolismo e excreção.
A afirmação é verdadeira, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd maior) ficam mais tempo retidos no organismo: menos fármaco livre disponível para metabolismo e excreção.
A afirmação é falsa, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd maior) ficam menos tempo retidos no organismo: mais fármaco livre disponível para metabolismo e excreção.
A afirmação é falsa, dado que o principal parâmetro farmacocinético que influencia na meia-vida plasmática do fármaco é o clearance.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar a afirmação e as alternativas. A afirmação "O volume de distribuição influencia a meia-vida plasmática do fármaco" é verdadeira. O volume de distribuição (Vd) é um parâmetro que indica como um fármaco se distribui nos tecidos do corpo. Fármacos com um Vd maior tendem a se acumular nos tecidos periféricos, o que significa que há menos fármaco livre na corrente sanguínea disponível para metabolismo e excreção, resultando em uma meia-vida mais longa. Agora, vamos analisar as alternativas: 1. A afirmação é verdadeira, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd menor) ficam mais tempo retidos no organismo: menos fármaco ligado disponível para metabolismo e excreção. - Esta alternativa está incorreta, pois um Vd menor não significa que o fármaco se distribui mais nos tecidos periféricos. 2. A afirmação é verdadeira, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd maior) ficam mais tempo retidos no organismo: menos fármaco livre disponível para metabolismo e excreção. - Esta alternativa está correta, pois reflete a relação entre Vd maior e a meia-vida. 3. A afirmação é falsa, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd maior) ficam menos tempo retidos no organismo: mais fármaco livre disponível para metabolismo e excreção. - Esta alternativa está incorreta, pois um Vd maior significa que o fármaco fica mais tempo retido. 4. A afirmação é falsa, dado que o principal parâmetro farmacocinético que influencia na meia-vida plasmática do fármaco é o clearance. - Embora o clearance influencie a meia-vida, a afirmação inicial sobre o Vd também é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: A afirmação é verdadeira, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd maior) ficam mais tempo retidos no organismo: menos fármaco livre disponível para metabolismo e excreção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A afirmação é verdadeira, dado que fármacos que se distribuem mais nos tecidos periféricos (Vd menor) ficam mais tempo retidos no organismo: menos fármaco livre disponível para metabolismo e excreção." O volume de distribuição (Vd) é um parâmetro farmacocinético que indica a extensão da distribuição do fármaco pelos tecidos do organismo. Quanto maior o Vd, maior a distribuição do fármaco pelos tecidos periféricos e menor a concentração plasmática do fármaco. Isso pode levar a uma meia-vida plasmática mais longa, pois o fármaco fica mais tempo retido nos tecidos periféricos, com menos fármaco livre disponível para metabolismo e excreção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Substância química estruturalmente bem definida que é utilizada com funções de prevenção, no tratamento e no diagnóstico de doenças, infecções ou de situações de desconforto e na correção de funções orgânicas desajustadas. A definição acima é refere-se a:


Droga
Medicamentos bioequivalentes
Medicamento
Fármaco

Um determinado paciente está recebendo um bolus IV de 500 mg de um determinado antibiótico em doses múltiplas a cada 12 horas. A meia-vida plasmática do antibiótico é de 12 horas e trata-se de um fármaco com índice terapêutico estreito. Após quantas horas deve-se fazer a dosagem de nível sérico para verificar se o antibiótico atingiu o estado de equilíbrio?


48 - 60 horas
1 hora
12 horas
36 horas

Um paciente com doença renal crônica pode precisar ter a dose dos medicamentos que utiliza ajustada, pois a redução na taxa de filtração glomerular pode promover o acúmulo de fármacos excretados em maior extensão por via renal. Para conferir o ajuste de dose, o farmacêutico clínico deve se basear em qual dos parâmetros abaixo?


Observação da urinálise.
Observação do valor de creatinina plasmática.
Cálculo do clearance de creatinina/taxa de filtração glomerular.
Observação do valor de ureia no sangue.

Um médico prescreve um anticonvulsivante para um paciente epiléptico e declara que o fármaco tem um índice terapêutico estreito. Com base na situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - O anticonvulsivante apresenta uma maior tendência a apresentar interações medicamentosas clinicamente relevantes, dado que pequenas variações na concentração sérica decorrente das interações podem implicar em concentrações acima ou abaixo do índice terapêutico. PORQUE II - Em fármacos com índice terapêutico estreito, a concentração necessária para atingir a toxicidade é muito próxima da concentração necessária para atingir o efeito terapêutico. A respeito dessas asserções, asisnale a opção correta:

I - O anticonvulsivante apresenta uma maior tendência a apresentar interações medicamentosas clinicamente relevantes, dado que pequenas variações na concentração sérica decorrente das interações podem implicar em concentrações acima ou abaixo do índice terapêutico.
II - Em fármacos com índice terapêutico estreito, a concentração necessária para atingir a toxicidade é muito próxima da concentração necessária para atingir o efeito terapêutico.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina