Logo Passei Direto
Buscar
2. Apesar das adaptações, a maioria das regras permaneceram fiéis as modalidades tradicionais. Quanto ao número de atletas, por exemplo, são modalidades que mantiveram o mesmo número de jogadores como nos esportes convencionais:


futebol de cinco, apenas.
basquete em cadeira de rodas, apenas.
rugby e basquete em cadeira de rodas.
rugby e futebol de cinco.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Parece que sua pergunta está relacionada a modalidades esportivas adaptadas e o número de atletas que elas mantêm em comparação com os esportes tradicionais. No caso do futebol de cinco, ele é jogado por equipes de cinco jogadores, assim como no futebol convencional, que tem 11 jogadores, mas é uma adaptação para pessoas com deficiência visual. O basquete em cadeira de rodas mantém o mesmo número de jogadores que o basquete convencional, que é de cinco por equipe. O rugby em cadeira de rodas também tem um número fixo de jogadores, que é quatro por equipe, diferente do rugby tradicional, que tem 15 jogadores. Portanto, as modalidades que mantêm o mesmo número de jogadores que os esportes convencionais são: - Basquete em cadeira de rodas (5 jogadores). - Futebol de cinco (5 jogadores). Se precisar de mais informações sobre alguma modalidade específica, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "basquete em cadeira de rodas, apenas." Essa é a única modalidade que manteve o mesmo número de jogadores que a versão convencional do esporte. O futebol de cinco, o rugby e o basquete em cadeira de rodas tiveram adaptações no número de jogadores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. Em um exercício no qual um aluno quica uma bola com a mão esquerda ao mesmo tempo em que recupera, com a mão direita, uma bolinha de pingue-pongue que está sendo continuamente lançada contra a parede, há o desenvolvimento de um condicionante de pressão. Assinale a alternativa que apresenta o condicionante trabalhado neste tipo de atividade.


Condicionante de pressão de complexidade.
Condicionante de pressão de organização.
Condicionante de pressão de variabilidade.
Condicionante de pressão de tempo.

3. Entre os esportes coletivos há parâmetros iguais aos jogos coletivos como, por exemplo, a bola, o adversário e o espaço. Para iniciar o ensinamento destes esportes sugere-se a utilização dos jogos situacionais. Entre as alternativas a seguir, indique a que apresenta os atributos dos jogos situacionais:


A melhora da ação técnica dos movimentos se concretiza nos jogos situacionais, pois eles favorecem a repetição de um movimento padronizado.
Nos jogos situacionais, são oferecidos exercícios que revelam o realismo das situações de jogo. Neste contexto, os alunos executam, vivenciam e exploram elementos técnicos do jogar reconhecendo, de forma concreta, a perspectiva real do jogo.
Nos jogos situacionais, a vivência do jogo ocorre pela realização de movimentos técnicos específicos das modalidades esportivas coletivas, promovendo a iniciação da aprendizagem por meio de exemplos específicos de cada esporte.
Nos jogos situacionais, os recortes das situações reais de jogo limitam o entendimento da complexidade do ato de jogar.

5. O sucesso na execução de uma técnica esportiva está em atingir ou não o seu objetivo, com isso, a dimensão da eficiência perpassa os limites estabelecidos no puro alcance da meta e, também, se volta para a execução do padrão de movimento. No arremesso do basquetebol, é possível inferir seu sucesso na:


precisão do arremesso.
força do arremesso.
velocidade do arremesso.
altura do arremesso.

6. Na utilização dos jogos situacionais como metodologia do ensino dos esportes coletivos, são observados 7 elementos técnicos, os quais se desenvolvem durante a aprendizagem. Entre as afirmacoes a seguir, defina alguns destes elementos e suas funções básicas.


A melhora da ação técnica dos movimentos se concretiza nos jogos situacionais, pois eles favorecem a repetição de um movimento padronizado.
Nos jogos situacionais, são oferecidos exercícios que revelam o realismo das situações de jogo. Neste contexto, os alunos executam, vivenciam e exploram elementos técnicos do jogar reconhecendo, de forma concreta, a perspectiva real do jogo.
Nos jogos situacionais, a vivência do jogo ocorre pela realização de movimentos técnicos específicos das modalidades esportivas coletivas, promovendo a iniciação da aprendizagem por meio de exemplos específicos de cada esporte.
Nos jogos situacionais, os recortes das situações reais de jogo limitam o entendimento da complexidade do ato de jogar.

8. A tática envolve os sistemas e o que os jogadores terão de fazer para suplantar os pontos fortes e tirar proveito dos pontos fracos do adversário, podendo ser individual, grupal ou coletiva. Analise as sentenças abaixo e assinale a correta:

A tática individual é aquela que envolve ações de um único jogador, sem a participação dos demais membros da equipe.
A tática grupal é aquela que envolve ações de um grupo de jogadores, sem a participação dos demais membros da equipe.
A tática coletiva é aquela que envolve ações de toda a equipe, visando suplantar os pontos fortes e tirar proveito dos pontos fracos do adversário.
A tática não tem relação com os pontos fortes e fracos do adversário, mas sim com a estratégia da equipe.

Para entrar em quadra, tanto no basquete em cadeira de rodas quanto no rugby em cadeira de rodas, faz-se necessário que cada equipe apresente uma pontuação (nota) máxima (soma da classe funcional de cada atleta). Essa classificação existe de modo a tornar a disputa mais justa possível, já que é possível atletas com diferentes comprometimentos físico-motores competirem entre si. Dentro desse contexto, em uma partida de basquete em cadeira de rodas, é exemplo de uma equipe que poderá entrar em quadra a alternativa:


Cinco atletas, desde que não ultrapasse quinze pontos.
Quatro atletas, sendo um com nota 2,0, dois com nota 3,5 e outro com a nota 4,5.
Cinco atletas, sendo um com nota 2,0, dois com nota 2,5, um com nota 3,0 e outro com nota 3,5.
Cinco atletas, sendo um com nota 3,0, dois com nota 2,5 , um com nota 3,0 e outro com nota 3,5.

Na aprendizagem incidental, o aprendiz tem habilidades adquiridas. Na aprendizagem intencional, o aprendiz tem conhecimento explícito.


Verdadeiro
Falso

Em relação aos esportes coletivos, podemos citar três elementos importantes para o sucesso de uma equipe: a estratégia, a técnica e a tática. Das alternativas abaixo, qual apresenta o conceito correto de um desses elementos?


A tática grupal é realizada por parte da equipe.
A tática coletiva é o que todos realizam, mesmo que sejam tarefas diferentes.
A tática individual são as ações técnicas de cada jogador.
A tática individual deve ser privilegiada em relação às demais.

Qual das alternativas abaixo apresenta um fator importante para o sucesso de uma equipe em esportes coletivos?


no padrão de aceleração/desaceleração do arremesso.
na interação entre os diferentes segmentos corporais.
quantidade de lances livres perdidos.
no tempo gasto para a execução do arremesso.
Acertar o alvo: melhor forma de realizar a ação para que o jogador não “entregue” ou perca a posse de bola para o adversário. Reconhecer espaços: indica ações como lançar, chutar ou disparar a bola para um alvo. Superar o adversário: habilidade de analisar e observar os espaços de maior êxito para as jogadas.

Mais conteúdos dessa disciplina