Buscar

Quais espécies de bactérias láticas são responsáveis pela fermentação lática na produção do iogurte?Qual é o papel das culturas vivas de bactérias ...

  1. Quais espécies de bactérias láticas são responsáveis pela fermentação lática na produção do iogurte?
  2. Qual é o papel das culturas vivas de bactérias presentes no iogurte starter (ou seja, as bactérias presentes no iogurte natural que foi adicionada no processo do iogurte caseiro) na fermentação do leite? Como essas bactérias transformam o leite em iogurte?
  3. Quais são os principais fatores que afetam o sabor, a textura e a acidez do iogurte caseiro? Como você pode ajustar esses fatores de acordo com suas preferências pessoais?
  4. O que aconteceria se o leite fosse aquecido a uma temperatura muito alta ou se a temperatura durante a fermentação fosse muito baixa? Como isso afetaria o resultado final?
  5. Como a produção de iogurte caseiro se relaciona com a fermentação lática em aplicações industriais? Quais são as principais diferenças entre produzir iogurte em casa e produzi-lo em uma escala comercial?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. As espécies de bactérias láticas responsáveis pela fermentação lática na produção do iogurte são Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. 2. As culturas vivas de bactérias presentes no iogurte starter são responsáveis por fermentar a lactose presente no leite, produzindo ácido lático e dando ao iogurte sua textura e sabor característicos. Essas bactérias transformam o leite em iogurte por meio da acidificação, que coagula as proteínas do leite e forma uma massa sólida. 3. Os principais fatores que afetam o sabor, a textura e a acidez do iogurte caseiro são a temperatura de fermentação, o tempo de fermentação e a proporção de bactérias presentes no starter. Para ajustar esses fatores de acordo com suas preferências pessoais, é possível variar a temperatura e o tempo de fermentação e utilizar diferentes proporções de bactérias no starter. 4. Se o leite fosse aquecido a uma temperatura muito alta, as proteínas do leite poderiam se desnaturar e o iogurte poderia ficar com uma textura granulada. Se a temperatura durante a fermentação fosse muito baixa, a fermentação poderia ser inibida e o iogurte não seria produzido. 5. A produção de iogurte caseiro se relaciona com a fermentação lática em aplicações industriais porque ambos os processos utilizam bactérias láticas para fermentar o leite e produzir iogurte. No entanto, a produção em escala comercial envolve processos mais complexos e controlados, como a pasteurização do leite e a adição de culturas específicas de bactérias em quantidades precisas para garantir a qualidade e a consistência do produto final.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais