Buscar

Sobre a Linguística Textual, julgue os itens a seguir.   I. A Linguística Textual representa um momento em que se procura a superação do tratamento...

Sobre a Linguística Textual, julgue os itens a seguir.

 

I. A Linguística Textual representa um momento em que se procura a superação do tratamento linguístico em termos de unidades menores — palavra, frase ou período — no entendimento de que as relações textuais são muito mais do que um somatório de itens ou sintagmas — nessa perspectiva, dois mais dois é mais que quatro.


II. Na história da constituição do campo da Linguística Textual, pode-se afirmar que há três momentos que abrangem preocupações uniformes quanto aos posicionamentos teóricos dos estudiosos. Esses três momentos, conhecidos com análise transfrásticaconstrução de gramáticas textuais e teorização sobre o objeto “texto”, representam o esforço dos estudiosos para apresentar, cronologicamente, as reflexões acerca do que pudesse ser um “texto” do ponto de vista linguístico e social.


III. Na Linguística Textual, texto pode ser entendido como uma unidade linguística de sentido e forma, falada ou escrita, de extensão variável, dotada de “textualidade”, ou seja, como um conjunto de propriedades que lhe conferem a condição de ser compreendido pela comunidade linguística como um texto.


IV. Para os estudiosos do “texto”, o falante nativo é capaz de resumir e/ou parafrasear um texto, de perceber se ele está completo ou incompleto, de atribuir-lhe um título ou produzir um texto a partir do texto dado, de estabelecer relações interfrásticas etc. Desse modo, o falante possuiria três capacidades textuais: formativa, transformativa e qualificativa.

 

É correto apenas o que se afirma em

A) 

II e III.

B) 

I e II.

C) 

I, III e IV.

D) 

III e IV.

E) 

II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, III e IV. Justificativa: I. A Linguística Textual representa um momento em que se procura a superação do tratamento linguístico em termos de unidades menores — palavra, frase ou período — no entendimento de que as relações textuais são muito mais do que um somatório de itens ou sintagmas — nessa perspectiva, dois mais dois é mais que quatro. (Correta) II. Na história da constituição do campo da Linguística Textual, pode-se afirmar que há três momentos que abrangem preocupações uniformes quanto aos posicionamentos teóricos dos estudiosos. Esses três momentos, conhecidos com análise transfrástica, construção de gramáticas textuais e teorização sobre o objeto “texto”, representam o esforço dos estudiosos para apresentar, cronologicamente, as reflexões acerca do que pudesse ser um “texto” do ponto de vista linguístico e social. (Incorreta) III. Na Linguística Textual, texto pode ser entendido como uma unidade linguística de sentido e forma, falada ou escrita, de extensão variável, dotada de “textualidade”, ou seja, como um conjunto de propriedades que lhe conferem a condição de ser compreendido pela comunidade linguística como um texto. (Correta) IV. Para os estudiosos do “texto”, o falante nativo é capaz de resumir e/ou parafrasear um texto, de perceber se ele está completo ou incompleto, de atribuir-lhe um título ou produzir um texto a partir do texto dado, de estabelecer relações interfrásticas etc. Desse modo, o falante possuiria três capacidades textuais: formativa, transformativa e qualificativa. (Correta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais