Buscar

Faça um fichamento do artigo 'Um estudo de metodologia mista sobre soft e hard skills: uma perspectiva dos estudantes e da empresa contratada', de ...

Faça um fichamento do artigo 'Um estudo de metodologia mista sobre soft e hard skills: uma perspectiva dos estudantes e da empresa contratada', de Reis et al. (2022)
Autor (Completo): REIS, Ana; MEDEIROS, André; WALTER, Cícero Eduardo; COSTA, Luis; AU YONG-OLIVEIRA, Manuel
Título: Um estudo de metodologia mista sobre soft e hard skills: uma perspectiva dos estudantes e da empresa contratada
Ano: 2022
Palavras-chave: Competências, Desenvolvimento, Habilidades, Recrutamento, Soft skills, Hard skills
Objeto de Estudo: O presente artigo tem como objetivo central avaliar as perspectivas dos estudantes universitários em relação às soft skills e hard skills, analisando sua importância no mercado de trabalho atual e futuro. O artigo também busca compreender as competências que os estudantes consideram muito importante para seu futuro profissional, utilizando métodos que combinam abordagens qualitativas e quantitativas como revisão bibliográfica, questionário e entrevista.
Metodologia: Utilizou-se uma abordagem mista, combinando revisão literária e análise de artigos científicos sobre soft skills e hard skills, a fim de obter enriquecimento teórico sobre o assunto. Aplicou-se também um questionário à comunidade acadêmica, avaliando suas percepções sobre as soft skills e hard skills por meio de uma escala de concordância. Também foi realizada uma entrevista com uma técnica de recursos humanos de uma instituição financeira portuguesa.
Principais Resultados: Os resultados do estudo revelaram que 82 alunos entrevistados (84,1%) têm conhecimento do que são Soft e Hard Skills. No entanto, 15,9% não têm noção desses conceitos. Quanto à importância de investir na formação de soft skills, 37,8% responderam ‘SIM’, demonstrando preocupação em desenvolver as suas soft skills. Em relação às escolhas de formação, a habilidade em língua estrangeira é a mais valorizada com (56,1%). Além disso, foi distribuído interesse em formações direcionadas para soft skills, como inteligência emocional (42,7%), negociação (41,5%), gestão de tempo (34,1%), e (41,5%) expressaram interesse em frequentar a formação para desenvolvimento de novos negócios. Finalmente, quando questionados sobre qual tipo de competência é mais importante para as empresas no futuro, os estudantes responderam soft skills (70,7%), enquanto (29,3%) mencionaram as hard skills. A técnica de recursos humanos destaca que, na atualidade, é necessária uma combinação de ambas (soft e Hard Skills). E que as soft skills, como a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico, são valorizadas no processo de seleção.
Referência Completa do artigo conforme ABNT: Reis, A., Medeiros, A., Walter, CE, Costa, L., & AuYong-Oliveira, M. (2022). Um estudo de metodologia mista sobre soft e hard skills: a perspectiva dos estudantes e da empresa contratada. DEGEIT, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Brasil; GOVCOPP, Aveiro, Portugal; GOVCOPP, DEGEIT, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal; INESC TEC, Porto, Portugal.

Essa pergunta também está no material:

Anexo A_Fichamento
3 pág.

Desafios Contemporâneos UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O fichamento do artigo "Um estudo de metodologia mista sobre soft e hard skills: uma perspectiva dos estudantes e da empresa contratada", de Reis et al. (2022), pode ser feito da seguinte forma: Reis, A., Medeiros, A., Walter, CE, Costa, L., & AuYong-Oliveira, M. (2022). Um estudo de metodologia mista sobre soft e hard skills: a perspectiva dos estudantes e da empresa contratada. DEGEIT, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Brasil; GOVCOPP, Aveiro, Portugal; GOVCOPP, DEGEIT, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal; INESC TEC, Porto, Portugal. O artigo tem como objetivo avaliar as perspectivas dos estudantes universitários em relação às soft skills e hard skills, analisando sua importância no mercado de trabalho atual e futuro. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista, combinando revisão literária e análise de artigos científicos sobre soft skills e hard skills, aplicação de questionário à comunidade acadêmica e entrevista com uma técnica de recursos humanos de uma instituição financeira portuguesa. Os resultados do estudo revelaram que a maioria dos alunos entrevistados tem conhecimento do que são Soft e Hard Skills e que as soft skills são mais valorizadas pelas empresas no futuro. Além disso, foi distribuído interesse em formações direcionadas para soft skills, como inteligência emocional, negociação, gestão de tempo e desenvolvimento de novos negócios. O artigo é relevante para a compreensão da importância das soft skills no mercado de trabalho atual e futuro, bem como para a orientação de estudantes universitários sobre as competências mais valorizadas pelas empresas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais