Buscar

Leia o texto das autoras Lima e Veronese (2009): “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Na...

Leia o texto das autoras Lima e Veronese (2009):
“A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, é representativa do avanço nos direitos e liberdades individuais do ser humano e no reconhecimento do princípio da dignidade da pessoa humana, reconhecendo que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos independente de sua raça ou cor (art. 1º e 2º).”
Estudamos, na disciplina de “Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência”, que vários instrumentos normativos internacionais foram decisivos para os avanços na legislação antirracista brasileira. As alternativas em seguida trazem alguns desses instrumentos internacionais, exceto:


a) Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.
b) Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
c) Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.
d) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990.
e) Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

Essa pergunta também está no material:

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRODESCENDÊNCIA Avaliaçao
5 pág.

Relação Etnico Raciais Brasileira Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não apresenta um instrumento normativo internacional decisivo para os avanços na legislação antirracista brasileira é a letra d) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990. Os demais instrumentos citados, a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância e a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, foram importantes para a promoção da igualdade racial e de gênero no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais