Buscar

O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo que possui uma matriz firme e flexível, resistente a tensões mecânicas. Este te...

O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo que possui uma matriz firme e flexível, resistente a tensões mecânicas. Este tecido possui células especializadas conhecidas como condroblastos que secretam a matriz na qual, posteriormente, ficam presas e passam a ser chamadas de condrócitos. Os locais na matriz onde essas células ficam aprisionadas são chamados lacunas, que podem conter um ou mais condrócitos. O tecido cartilaginoso participa da sustentação do corpo e é o tecido precursor de alguns ossos, especialmente a maioria dos ossos longos. Uma característica específica deste tecido é a ausência de vasos sanguíneos. A maioria das cartilagens é envolvida por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de pericôndrio, que possui vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Nesta aula será mostrada a origem do tecido cartilaginoso, os tipos, seus aspectos gerais, como por exemplo, cor e localização, assim como as características que identificam o tecido microscopicamente (particularmente ao microscópio de luz corado pela hematoxilina e eosina-HE). As características histológicas do tecido cartilaginoso serão descritas de forma que você possa relacioná-las à função do tecido, pois existe uma ligação muito forte entre esses fatores. Recomendamos que você observe as figuras do capítulo em todos os seus detalhes, pois isso contribui significativamente para o entendimento do assunto e proporciona uma melhor fixação do conteúdo.

O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo que possui uma matriz firme e flexível, resistente a tensões mecânicas.
O tecido cartilaginoso possui células especializadas conhecidas como condroblastos que secretam a matriz na qual, posteriormente, ficam presas e passam a ser chamadas de condrócitos.
Os locais na matriz onde as células do tecido cartilaginoso ficam aprisionadas são chamados lacunas, que podem conter um ou mais condrócitos.
O tecido cartilaginoso é o tecido precursor de alguns ossos, especialmente a maioria dos ossos curtos.
A maioria das cartilagens é envolvida por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de pericôndrio, que possui vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas a afirmativa 4 está incorreta.
c) Apenas a afirmativa 1 está incorreta.
d) Apenas a afirmativa 3 está incorreta.
e) Apenas a afirmativa 5 está incorreta.

Essa pergunta também está no material:

Tecido cartilaginos
12 pág.

Histologia I Universidade Federal de SergipeUniversidade Federal de Sergipe

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Todas as afirmativas estão corretas".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais