Buscar

A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae. Da mesma forma que manifestações clínicas da infecção por M. tuberculosis, manifestações clínicas...

A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae. Da mesma forma que manifestações clínicas da infecção por M. tuberculosis, manifestações clínicas da hanseníase dependem da resposta imune tardia (hipersensibilidade do tipo IV) do paciente contra as bactérias. 


Sobre o diagnóstico da hanseníase, assinale a alternativa CORRETA.


A

A baciloscopia é o exame microscópico onde se observa o Mycobacterium leprae, diretamente nos esfregaços de raspados intradérmicos das lesões hansênicas ou de outros locais de coleta selecionados: lóbulos auriculares e/ou cotovelos, e lesão quando houver.

B

A interpretação da baciloscopia envolve o uso da escala logarítmica, e a baciloscopia negativa afasta o diagnóstico da hanseníase.

C

A coloração é feita por meio do método clássico de Gram, usado no exame de escarro da tuberculose com frequência.

D

O meio de isolamento primário para M. leprae pode ser o manitol salgado, porém o microrganismo não apresenta crescimento em MGIT suplementado.

E

A baciloscopia é o único parâmetro da definição de caso de Hanseníase, e o diagnóstico clínico não tem valia para essa doença.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: A baciloscopia é o exame microscópico onde se observa o Mycobacterium leprae, diretamente nos esfregaços de raspados intradérmicos das lesões hansênicas ou de outros locais de coleta selecionados: lóbulos auriculares e/ou cotovelos, e lesão quando houver. A baciloscopia é um dos principais exames utilizados para o diagnóstico da hanseníase, permitindo a visualização direta do agente causador da doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais