Buscar

“Comumente compreendida como uma forma de governo que veio superar os entraves do mundo feudal, a ascensão dos Estados Nacionais Absolutistas envol...

“Comumente compreendida como uma forma de governo que veio superar os entraves do mundo feudal, a ascensão dos Estados Nacionais Absolutistas envolve um conjunto de fatores bem mais amplos que simples mudança de um sistema socioeconômico. É bem verdade que, desde o século XI, com o reaquecimento das atividades comerciais pela Europa, alguns costumes e práticas da Idade Média perderam espaço para o início de um novo período histórico. Porém, existem outros fatores de ordem cultural, geográfica e filosófica importantes para a compreensão desse processo."



SOUSA, R. G. Absolutismo. Brasil Escola. Disponível em: Acesso em 27 de agosto de 2023.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas que tratam dos modelos de Estado Absolutista:



( ) A França se constituiu no mais perfeito modelo de Estado Absolutista, principalmente sob reinado de Luís XIV (1638-1715), consolidando o mercantilismo e criando uma forte centralização política e administrativa.



(  ) A Rússia do início do Século 18 começou a se transformar em um império, inicialmente fechado, mas posteriormente, com um tipo de Estado Absolutista mais aberto à modernização. Era o chamado Despotismo Esclarecido, com Pedro, o Grande (1672-1715) e Catarina II (1725-1796).



(  ) A Inglaterra adotou um modelo absolutista mais moderado. Ainda no Século XIII, bem antes do Absolutismo, os ingleses estabeleceram certos controles ao poder dos monarcas. E em 1688, a Revolução Gloriosa acarretou, entre outras coisas, numa monarquia com poderes limitados pelo Parlamento.



( ) Os portugueses se fecharam para os valores capitalistas burgueses, aceitando tão somente o chamado capitalismo de Estado. Isto acabou por influenciar um tipo de Estado cheio de contradições, conforme constata R. Faoro para quem o Estado colonial português transformou os altos funcionários públicos praticamente em elementos da nobreza.



Assinale, agora, a alternativa que apresenta a sequência correta: 

AV, V, V, V

BV, V, F, F

CF, F, V, V

DV, F, F, V

EF, V, V, F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas sobre os modelos de Estado Absolutista são: - A França se constituiu no mais perfeito modelo de Estado Absolutista, principalmente sob reinado de Luís XIV (1638-1715), consolidando o mercantilismo e criando uma forte centralização política e administrativa. (Verdadeiro) - A Rússia do início do Século 18 começou a se transformar em um império, inicialmente fechado, mas posteriormente, com um tipo de Estado Absolutista mais aberto à modernização. Era o chamado Despotismo Esclarecido, com Pedro, o Grande (1672-1715) e Catarina II (1725-1796). (Verdadeiro) - A Inglaterra adotou um modelo absolutista mais moderado. Ainda no Século XIII, bem antes do Absolutismo, os ingleses estabeleceram certos controles ao poder dos monarcas. E em 1688, a Revolução Gloriosa acarretou, entre outras coisas, numa monarquia com poderes limitados pelo Parlamento. (Falso) - Os portugueses se fecharam para os valores capitalistas burgueses, aceitando tão somente o chamado capitalismo de Estado. Isto acabou por influenciar um tipo de Estado cheio de contradições, conforme constata R. Faoro para quem o Estado colonial português transformou os altos funcionários públicos praticamente em elementos da nobreza. (Verdadeiro) A sequência correta é: DV, F, F, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais