Buscar

1º Questão: Qual a defesa do professor Maurício Abreu sobre a valorização do passado, tratado em seu texto? (2 pontos) O professor Maurício defend...

1º Questão: Qual a defesa do professor Maurício Abreu sobre a valorização do passado, tratado em seu texto? (2 pontos)

O professor Maurício defende que a valorização do passado é algo comum no final do século XX.
No Brasil é algo novo, e apresenta uma grande mudança, antes só se valorizava o novo, hoje a valorização do antigo reflete uma grande mudança nos valores da sociedade.
A necessidade de preservar a memória urbana coincide com os três eixos de análise descritas pelo autor.
O primeiro eixo trata da ideia associada a duas referências, a primeiro é o passado como paisagem que pode ser lido através de placas, nomes das ruas, e a partir de instituições de memórias como museus arquivos, bibliotecas.
A segunda é a globalização, esse fenômeno que está mudando não somente espaços geográficos mas também históricos e sociais, fazendo a sociedade refletir que passado querem deixar para o futuro, e valorizando o que foi construído em tempos passados.
O segundo eixo trata-se do entendimento por memórias da cidade, tendo em vista a memória oral, visual, social, histórica e a preservação dos espaços e patrimônio histórico-arquitetônico das cidades a exemplo de Olinda fundada em 1537, que se tornou patrimônio cultural da humanidade, Salvador em 1949, São Paulo em 1554, Rio de Janeiro em 1565 e Ouro Preto em 1711.
O Terceiro eixo visa discutir o papel da geografia no resgate da memória, este expõe a problemática da degradação do passado que dá lugar a modernização dos espaços pelas reformas urbanísticas radicais que transformam abruptamente diversas cidades brasileiras, a culpa dessa mudança está na elite modernizadora do país que taxam a valorização de espaços do passado como algo conservador e arcaico.

Essa pergunta também está no material:

prova - geohistoria
3 pág.

Geohistoria Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O professor Maurício Abreu defende que a valorização do passado é algo novo no Brasil e reflete uma grande mudança nos valores da sociedade. Ele argumenta que a necessidade de preservar a memória urbana coincide com três eixos de análise: a ideia associada a duas referências, a memória da cidade e o papel da geografia no resgate da memória. Ele também destaca que a valorização do passado é importante para a preservação do patrimônio histórico-arquitetônico das cidades brasileiras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais