Buscar

A música “Cálice” foi escrita por Gilberto Gil e Chico Buarque, em 1973, período de controle sobre a liberdade de expressão, em plena ditadura mili...

A música “Cálice” foi escrita por Gilberto Gil e Chico Buarque, em 1973, período de controle sobre a liberdade de expressão, em plena ditadura militar que regeu nosso país entre 1964 e 1985. Esta letra de música, que também é linguagem poética, pode ser lida como um grito em favor da liberdade de expressão. No que se refere a este poema, podemos considerar corretas as seguintes interpretações: 

I) O cálice é um termo que pode expressar, considerando o efeito sonoro, o “cale-se”, uma vez que artistas, escritores ou qualquer profissional que se posicionasse contra o regime militar, poderia ser calado, preso e torturado.

 

II) O verso “Essa palavra presa na garganta” expressa a falta de liberdade de expressão instalada no país durante o governo de regime militar.

 

III) No verso “ver emergir o monstro da lagoa” podemos interpretar “o monstro da lagoa” como uma metáfora para o regime de governo então implantado no Brasil (uma ditadura militar, de 1964 a 1985). Seria, portanto, uma metáfora para o que representava aquele governo para quem se colocava em oposição. 

 

IV) Efetivamente não podemos interpretar este poema como expressão relacionada a regime de governo ou à história do país.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As interpretações corretas da letra da música "Cálice" escrita por Gilberto Gil e Chico Buarque em 1973, período de controle sobre a liberdade de expressão, em plena ditadura militar que regeu nosso país entre 1964 e 1985, são: I) O cálice é um termo que pode expressar, considerando o efeito sonoro, o “cale-se”, uma vez que artistas, escritores ou qualquer profissional que se posicionasse contra o regime militar, poderia ser calado, preso e torturado. II) O verso “Essa palavra presa na garganta” expressa a falta de liberdade de expressão instalada no país durante o governo de regime militar. III) No verso “ver emergir o monstro da lagoa” podemos interpretar “o monstro da lagoa” como uma metáfora para o regime de governo então implantado no Brasil (uma ditadura militar, de 1964 a 1985). Seria, portanto, uma metáfora para o que representava aquele governo para quem se colocava em oposição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais