Buscar

Na ocorrência da paresia puerperal (febre do leite) em vacas, o uso de uma dieta pré-parto com diferença dietética cátion-ânion negativa: a) ocas...

Na ocorrência da paresia puerperal (febre do leite) em vacas, o uso de uma dieta pré-parto com diferença dietética cátion-ânion negativa:


a) ocasiona alcalose metabólica com a expressão dos cátions cloreto e sulfato na dieta.
b) reduz a incidência de hipocalcemia subclínica no parto em vacas de primeira cria, por provocar acidose metabólica leve devido à maior expressão na dieta dos cátions sódio e enxofre.
c) aumenta tipicamente a ocorrência de cetose subclínica primária e controla a paresia puerperal pela expressão dos ânions sódio e cloreto na dieta.
d) ocasiona acidose metabólica leve, aumenta a mobilização do cálcio ósseo e incrementa as concentrações no plasma sanguíneo de 1,25- dihidroxivitamina d, pela maior expressão na dieta dos ânions cloreto e enxofre.
e) aumenta a mobilização do cálcio ósseo e incrementa as concentrações no plasma sanguíneo de 1,25-dihidroxivitamina d, pela maior expressão na dieta dos cátions sódio e potássio.

Essa pergunta também está no material:

Grandes II AVG (EAD)
11 pág.

Clinica de Grandes Animais Universidade de Santo AmaroUniversidade de Santo Amaro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) ocasiona acidose metabólica leve, aumenta a mobilização do cálcio ósseo e incrementa as concentrações no plasma sanguíneo de 1,25- dihidroxivitamina d, pela maior expressão na dieta dos ânions cloreto e enxofre. A dieta pré-parto com diferença dietética cátion-ânion negativa é uma estratégia nutricional utilizada para prevenir a ocorrência de paresia puerperal em vacas leiteiras. Essa dieta é caracterizada pela redução da carga de cátions (principalmente sódio, potássio e magnésio) e aumento da carga de ânions (principalmente cloreto e enxofre) na alimentação das vacas no período pré-parto. Essa mudança na dieta provoca uma acidose metabólica leve, que estimula a mobilização do cálcio ósseo e aumenta as concentrações no plasma sanguíneo de 1,25- dihidroxivitamina D, hormônio responsável pela absorção intestinal de cálcio.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais