Buscar

Sobre a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, responda: 1. Sobre cromatografia líquida analise as seguintes afirmacoes como verdadeiras (V) ou ...

Sobre a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, responda:
1. Sobre cromatografia líquida analise as seguintes afirmacoes como verdadeiras (V) ou falsas (F), justificando as falsas:
2. A figura a seguir esquematiza os elementos que compõem um cromatógrafo líquido de alta eficiência. Com base nisto, identifique os componentes e descreva as etapas operacionais que levam a obtenção do cromatograma.
3. Considere as seguintes condições cromatográficas em HPLC: coluna de sílica, eluente ACN:H2O (70:30, v/v), fluxo de 1 ml/min, detecção a 217 nm. O cromatograma apresentou 3 picos: Pico 1 Tr = 2 min Pico 2 Tr = 5 min Pico 3 Tr = 7 min. Qual pico representa o composto de menor polaridade? Justifique sua resposta.
4. Por que as fases estacionárias de sílica microporosa estão geralmente limitadas a operar na faixa de pH entre 2 e 8?
5. A cromatografia líquida de alta eficiência utiliza pressões elevadas para forçar a passagem de solventes através das colunas cromatográficas. Diante disto, por que é necessária alta pressão na HPLC e quais características as colunas analíticas devem apresentar para suportar essa pressão?
(F) A HPLC é uma técnica de ultra-microanálise, que de acordo com a substância e detector empregado é capaz de quantificar massas de componentes inferiores a 10-8 g. -> não é capaz
(F) As colunas analíticas são destinadas apenas para fins de identificação e quantificação, não sendo possível isolar os compostos de uma mistura. -> não é o objetivo, também é utilizado para fins de separação.
(V) Esse tipo de cromatografia foi inicialmente desenvolvida pelo russo Mikhail Tswett.
(V) Altura equivalente a um prato teórico, H, compreende o comprimento da coluna no qual o equilíbrio termodinâmico foi atingido entre a substância e a fase estacionária.

Essa pergunta também está no material:

Lista_de_Exerccio_HPLC_metodos_Instrumentais_plse_2023_1_vitoriaa
12 pág.

Métodos Instrumentais Universidade Federal do Rio Grande do NorteUniversidade Federal do Rio Grande do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. (F) A HPLC não é uma técnica de ultra-microanálise capaz de quantificar massas de componentes inferiores a 10-8 g. 2. A figura não foi fornecida na pergunta. 3. O pico que representa o composto de menor polaridade é o Pico 1, pois é o primeiro a eluir da coluna e, portanto, o menos retido pela fase estacionária de sílica. 4. As fases estacionárias de sílica microporosa estão limitadas a operar na faixa de pH entre 2 e 8 porque fora dessa faixa, a sílica pode hidrolisar e perder sua capacidade de retenção. 5. A alta pressão é necessária na HPLC para aumentar a eficiência da separação e reduzir o tempo de análise. As colunas analíticas devem apresentar características como alta resistência mecânica e química para suportar a alta pressão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais