Buscar

“Importante é pensar nas condições fisiológicas, fisiopatológicas e sociais, mesmo independentes da idade, que os diferenciam das demais faixas etá...

“Importante é pensar nas condições fisiológicas, fisiopatológicas e sociais, mesmo independentes da idade, que os diferenciam das demais faixas etárias, constituindo-se, desta forma, em uma camada da população com características e necessidades próprias. [...] Com o avanço dos anos, o sistema cardiovascular passa por uma série de alterações, tais como arteriosclerose, diminuição da distensibilidade da aorta e das grandes artérias, comprometimento da condução cardíaca e redução na função barorreceptora. As estatísticas mostram que a maior causa de mortalidade e morbidade é a doença cardiovascular”.

Com base no trecho do artigo e os conteúdos do livro-base Educação física e envelhecimento sobre os o sistema cardiovascular, analise as seguintes afirmativas:

I. Uma das alterações funcionais do sistema cardiovascular que o idoso apresenta é o aumento da resposta de elevação da frequência cardíaca ao esforço, o que leva à diminuição da reserva funcional.

II. Os idosos apresentam um débito cardíaco normal ou diminuído.

III. As alterações funcionais do sistema cardiovascular, que acontecem durante o envelhecimento, facilitam o desempenho durante a atividade física.

IV. As alterações funcionais do coração idoso levam a um aumento da frequência do pulso, que quando associado à outras modificações fisiológicas, ocasiona um aumento da pressão arterial.

V. A diminuição da resposta ao reflexo barorreceptor leva a uma maior suscetibilidade à hipotensão.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A I, II e III

B II, III e IV

C I, II e IV

D II, IV e V

E I, IV e V


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, II e IV. Justificativa: I. Uma das alterações funcionais do sistema cardiovascular que o idoso apresenta é o aumento da resposta de elevação da frequência cardíaca ao esforço, o que leva à diminuição da reserva funcional. (Correta) II. Os idosos apresentam um débito cardíaco normal ou diminuído. (Correta) III. As alterações funcionais do sistema cardiovascular, que acontecem durante o envelhecimento, facilitam o desempenho durante a atividade física. (Incorreta) IV. As alterações funcionais do coração idoso levam a um aumento da frequência do pulso, que quando associado à outras modificações fisiológicas, ocasiona um aumento da pressão arterial. (Correta) V. A diminuição da resposta ao reflexo barorreceptor leva a uma maior suscetibilidade à hipotensão. (Incorreta) Portanto, apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais