Buscar

Questão 6/10 - Exercício Físico e Envelhecimento Leia o seguinte trecho de texto: “Importante é pensar nas condições fisiológicas, fisiopatológicas...

Questão 6/10 - Exercício Físico e Envelhecimento

Leia o seguinte trecho de texto:

“Importante é pensar nas condições fisiológicas, fisiopatológicas e sociais, mesmo independentes da idade, que os diferenciam das demais faixas etárias, constituindo-se, desta forma, em uma camada da população com características e necessidades próprias. [...] Com o avanço dos anos, o sistema cardiovascular passa por uma série de alterações, tais como arteriosclerose, diminuição da distensibilidade da aorta e das grandes artérias, comprometimento da condução cardíaca e redução na função barorreceptora. As estatísticas mostram que a maior causa de mortalidade e morbidade é a doença cardiovascular”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, este está disponível em: ZASLAVSKY, C.; GUS, I. Idoso: doença cardíaca e comorbidades. Arquivos brasileiros de cardiologia

Com base no trecho do artigo e os conteúdos do livro-base Educação física e envelhecimento sobre os o sistema cardiovascular, analise as seguintes afirmativas:

I. Uma das alterações funcionais do sistema cardiovascular que o idoso apresenta é o aumento da resposta de elevação da frequência cardíaca ao esforço, o que leva à diminuição da reserva funcional.

II. Os idosos apresentam um débito cardíaco normal ou diminuído.

III. As alterações funcionais do sistema cardiovascular, que acontecem durante o envelhecimento, facilitam o desempenho durante a atividade física.

IV. As alterações funcionais do coração idoso levam a um aumento da frequência do pulso, que quando associado à outras modificações fisiológicas, ocasiona um aumento da pressão arterial.

V. A diminuição da resposta ao reflexo barorreceptor leva a uma maior suscetibilidade à hipotensão.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A I, II e III

B II, III e IV

C I, II e IV

D II, IV e V

E I, IV e V

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) II, IV e V. Justificativa: I. Uma das alterações funcionais do sistema cardiovascular que o idoso apresenta é o aumento da resposta de elevação da frequência cardíaca ao esforço, o que leva à diminuição da reserva funcional. - INCORRETA. O texto menciona que há uma diminuição na função barorreceptora, mas não fala sobre aumento da resposta de elevação da frequência cardíaca ao esforço. II. Os idosos apresentam um débito cardíaco normal ou diminuído. - CORRETA. O texto menciona que há uma diminuição da distensibilidade da aorta e das grandes artérias, comprometimento da condução cardíaca e redução na função barorreceptora, o que pode levar a um débito cardíaco normal ou diminuído. III. As alterações funcionais do sistema cardiovascular, que acontecem durante o envelhecimento, facilitam o desempenho durante a atividade física. - INCORRETA. O texto não menciona que as alterações funcionais do sistema cardiovascular facilitam o desempenho durante a atividade física. IV. As alterações funcionais do coração idoso levam a um aumento da frequência do pulso, que quando associado à outras modificações fisiológicas, ocasiona um aumento da pressão arterial. - CORRETA. O texto menciona que há uma diminuição da distensibilidade da aorta e das grandes artérias, comprometimento da condução cardíaca e redução na função barorreceptora, o que pode levar a um aumento da pressão arterial. V. A diminuição da resposta ao reflexo barorreceptor leva a uma maior suscetibilidade à hipotensão. - CORRETA. O texto menciona que há uma diminuição na função barorreceptora, o que pode levar a uma maior suscetibilidade à hipotensão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais