Buscar

Por que avaliar? (Parte II) Provavelmente, re�etindo sobre a questão anterior, você constatou que sim: atribuir notas aos estudantes, sendo esse o ...

Por que avaliar? (Parte II) Provavelmente, re�etindo sobre a questão anterior, você constatou que sim: atribuir notas aos estudantes, sendo esse o seu único feedback, pode ser muito frustrante. Mas é preciso entender por que essa é uma prática tão enraizada na nossa cultura escolar (e social). A pedagogia tradicional tem suas raízes no pensamento jesuítico e comeniano. Na educação jesuíta, as avaliações eram um momento solene, um ritual de passagem para os aprendizes; Comênio, pai da didática moderna, acreditava que o medo das provas era um fator importante para a educação, pois mantinha os alunos atentos e engajados nos estudos. Ou seja, historicamente, a pedagogia entende a avaliação tanto como um ritual socialmente relevante quanto como uma ameaça que mantém o estudante em estado de vigilância. É preciso levar em conta, também, que em uma sociedade capitalista como a nossa, onde a educação é um meio para a ascensão social e econômica, as avaliações (e, consequentemente, as notas) são essenciais. Qual a crítica que Luckesi faz à avaliação escolar?

A pedagogia tradicional tem suas raízes no pensamento jesuítico e comeniano.
Comênio, pai da didática moderna, acreditava que o medo das provas era um fator importante para a educação.
A avaliação é vista historicamente como um ritual socialmente relevante e uma ameaça que mantém o estudante em estado de vigilância.
As avaliações (e, consequentemente, as notas) são essenciais em uma sociedade capitalista como a nossa, onde a educação é um meio para a ascensão social e econômica.
Luckesi faz crítica à avaliação escolar, pois acredita que ela subestima as atividades significativas em si mesmas e superestima os exames.
a) A pedagogia tradicional tem suas raízes no pensamento jesuítico e comeniano.
b) Comênio, pai da didática moderna, acreditava que o medo das provas era um fator importante para a educação.
c) A avaliação é vista historicamente como um ritual socialmente relevante e uma ameaça que mantém o estudante em estado de vigilância.
d) As avaliações (e, consequentemente, as notas) são essenciais em uma sociedade capitalista como a nossa, onde a educação é um meio para a ascensão social e econômica.
e) Luckesi faz crítica à avaliação escolar, pois acredita que ela subestima as atividades significativas em si mesmas e superestima os exames.

Essa pergunta também está no material:

avaliação_2022_ 1 1 Por que avaliar__ Por que avaliar_ (Parte II)
2 pág.

Pedagogia Pontifícia Universidade Católica do ParanáPontifícia Universidade Católica do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Luckesi faz crítica à avaliação escolar, pois acredita que ela subestima as atividades significativas em si mesmas e superestima os exames."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais