Buscar

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina ...

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), em vez da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA). Essa mutação leva à substituição de um ácido glutâmico por uma valina na posição 6 da cadeia beta, com consequente modificação físico-química na molécula da hemoglobina. Em determinadas situações, essas moléculas podem sofrer polimerização, com falcização das hemácias, ocasionando encurtamento da vida média dos glóbulos vermelhos, fenômenos de vaso-oclusão e episódios de dor e lesão de órgãos.

 

Avalie as alternativas sobre anemia falciforme e escolha a correta:

a. Na anemia falciforme, a hiperbilirrubinemia tem a destruição das hemácias como sua principal fonte. A oxigenação elevada das hemácias provoca sua destruição.

b. O teste de falcização é um dos métodos complementares no diagnóstico da doença. Nesse teste, os eritrócitos que contêm hemoglobina S adquirem forma característica de foice, sob baixa tensão de oxigênio

c. As fezes com “acolia” (termo usado para indicar a ausência de pigmento biliar), e urina cor de Coca-Cola (colúria) se relacionam à anemia falciforme.

d. O diagnóstico diferencial das icterícias baseia-se na forma predominante dos eritrócitos. Na anemia falciforme, a hiritropoetina é caracterizada pelo aumento.

e. Devido ao aumento da vida média das hemácias, pacientes com doenças falciformes apresentam pouca hemólise que se manifesta por palidez, icterícia, elevação dos níveis de bilirrubina indireta, do urobilinogênio urinário e do número de reticulócitos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b: "O teste de falcização é um dos métodos complementares no diagnóstico da doença. Nesse teste, os eritrócitos que contêm hemoglobina S adquirem forma característica de foice, sob baixa tensão de oxigênio". O teste de falcização é um método complementar utilizado para confirmar o diagnóstico da anemia falciforme. Nesse teste, os eritrócitos que contêm hemoglobina S adquirem uma forma característica de foice, sob baixa tensão de oxigênio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais