Buscar

O processo evolutivo da Administração Pública brasileira vai do período colonial até a República Velha, passando pela modernização varguista e pela...

O processo evolutivo da Administração Pública brasileira vai do período colonial até a República Velha, passando pela modernização varguista e pela primeira reforma da Administração Pública brasileira. A respeito da trajetória da Administração Pública brasileira, analise as afirmativas a seguir.


A reforma administrativa do Estado Novo foi o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo, adentrando no modelo gerencial, que tem como principal proposição assemelhar a Administração Pública à empresa privada.

Entre meados do século XIX até 1930, período antecedente ao governo de Getúlio Vargas, a Administração Pública brasileira apresentava-se notoriamente patrimonialista, com Estado oligárquico e sociedade mercantil e senhorial.

A Constituição da República de 1988 é reconhecida pelo seu caráter democrático e protetivo, porém, em termos de reforma administrativa, aponta-se a ocorrência de retrocessos, tornando a Administração Pública mais burocrática.

Com a Constituição Federal de 1988, a Administração Pública brasileira retornou aos anos do Brasil império, de modelo patrimonialista, regulamentando a distribuição de empregos públicos para a garantia de apoio político e social.

É correto o que se afirma em:


Grupo de escolhas da pergunta


II e IV, apenas.


II e III, apenas.


IV, apenas.


I e III, apenas.


II, III e IV, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais