Logo Passei Direto
Buscar
Luria (1976) descreveu dois estágios que podem ser observados quando a criança desenvolve sua habilidade de escrever e as condições que lhe possibilitam avançar nesses estágios até compreender o sistema alfabético de escrita. Esses dois estágios se chamam: Pré-escrita (ou pré-instrumental) e a Instrumental. Acerca da fase pré-escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Na tentativa de escrever, a criança produz rabiscos, em zigue zague, imitando a escrita adulta. Porém, seus rabiscos não têm sentido diante do que ela diz estar escrevendo.

(    ) São rabiscos aleatórios, garatujas. Nessa ação, "a criança toma sua forma externa e acredita ser capaz de escrever mesmo antes de saber o que deve ser escrito”.

(    ) Nesse momento, a escrita não tem relação com a memória. Ela não escreve para lembrar o que escreveu, a escrita é apenas uma imitação mecânica e cultural.

FONTE: LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Tradução Diana Myriam Lichtenstein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - V - F.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

letramento ava 2
3 pág.

UNIASSELVI IERGS

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a fase pré-escrita segundo Luria: ( ) Na tentativa de escrever, a criança produz rabiscos, em zigue-zague, imitando a escrita adulta. Porém, seus rabiscos não têm sentido diante do que ela diz estar escrevendo. É verdadeira (V). A criança realmente faz rabiscos que imitam a escrita, mas esses rabiscos não têm um significado claro. ( ) São rabiscos aleatórios, garatujas. Nessa ação, "a criança toma sua forma externa e acredita ser capaz de escrever mesmo antes de saber o que deve ser escrito”. É verdadeira (V). A criança faz garatujas e acredita que está escrevendo, mesmo sem entender o que isso significa. ( ) Nesse momento, a escrita não tem relação com a memória. Ela não escreve para lembrar o que escreveu, a escrita é apenas uma imitação mecânica e cultural. É falsa (F). Embora a escrita na fase pré-escrita seja uma imitação, a criança pode começar a associar a escrita com a memória e o significado, mesmo que de forma incipiente. Portanto, a sequência correta é: D) V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: V - F - V. Na fase pré-escrita, a criança produz rabiscos aleatórios, garatujas, que não têm sentido diante do que ela diz estar escrevendo, o que é verdadeiro (V). A criança toma a forma externa da escrita e acredita ser capaz de escrever mesmo antes de saber o que deve ser escrito, o que é falso (F). Nesse momento, a escrita não tem relação com a memória, ela não escreve para lembrar o que escreveu, a escrita é apenas uma imitação mecânica e cultural, o que é verdadeiro (V).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Jessika Souza

ano passado

Alternativa correta corrigido pelo AVA é VVV

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

letramento ava 2
3 pág.

UNIASSELVI IERGS

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina