Buscar

Leia o fragmento de texto: “ O caráter contínuo e cumulativo bem como o caráter formativo e somativo da avaliação devem ser de pleno domínio do a...

Leia o fragmento de texto:

“ O caráter contínuo e cumulativo bem como o caráter formativo e somativo da avaliação devem ser de pleno domínio do avaliador em qualquer área do conhecimento, independentemente do conteúdo a ser aprendido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 eds. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.79.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina, assinale a alternativa correta sobre a avaliação formativa:

A A avaliação formativa Procura acompanhar o desempenho do aluno no decorrer do processo de aprendizado.
Você assinalou essa alternativa (A)

B É realizada como final do processo de aprendizagem, visando indicar os resultados obtidos para definir a continuidade dos estudos.

C A avaliação formativa tem, como objetivo principal, medir a qualidade da aprendizagem mediante emprego de fórmulas aritméticas.

D A avaliação formativa não é adotada nas escolas brasileiras, pois não faz parte das diretrizes de ensino propostas pelo MEC.

E É a avaliação formativa que procura classificar os alunos e separá-los por níveis de rendimento.


A avaliação formativa Procura acompanhar o desempenho do aluno no decorrer do processo de aprendizado.
É realizada como final do processo de aprendizagem, visando indicar os resultados obtidos para definir a continuidade dos estudos.
A avaliação formativa tem, como objetivo principal, medir a qualidade da aprendizagem mediante emprego de fórmulas aritméticas.
A avaliação formativa não é adotada nas escolas brasileiras, pois não faz parte das diretrizes de ensino propostas pelo MEC.
É a avaliação formativa que procura classificar os alunos e separá-los por níveis de rendimento.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta sobre a avaliação formativa é a letra A: "A avaliação formativa procura acompanhar o desempenho do aluno no decorrer do processo de aprendizado". A avaliação formativa é realizada durante o processo de aprendizagem, com o objetivo de acompanhar o desempenho do aluno e identificar suas dificuldades, para que possam ser trabalhadas e corrigidas ao longo do processo. Dessa forma, a avaliação formativa é uma ferramenta importante para o professor e o aluno, pois permite que sejam feitos ajustes no processo de ensino e aprendizagem, visando a melhoria do desempenho do aluno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais