Buscar

A ação monitória, de acordo com o que trata o Código de Processo Civil, pode ser proposta por aquele que possuir prova escrita sobre determinado di...

A ação monitória, de acordo com o que trata o Código de Processo Civil, pode ser proposta por aquele que possuir prova escrita sobre determinado direito, em detrimento de devedor capaz, no entanto, sem eficácia de título executivo. Pode englobar a obrigação de pagamento em dinheiro, a entrega de coisas, fungíveis e infungíveis, ou de bens móveis e imóveis e, ainda, pode tratar sobre o adimplemento de obrigações de fazer ou de não fazer.

 A respeito desse procedimento especial, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Na petição inicial da ação monitória, o autor, então credor, deverá especificar o valor atual da coisa reclamada.

II. O valor da causa da ação monitória deve ser doze vezes o valor da coisa reclamada, caso contrário, será indeferida.

III. A petição inicial da ação monitória será indeferida caso o autor não especifique o conteúdo patrimonial em discussão.

IV. Caso haja dúvida em relação à idoneidade da prova documental apresentada pelo autor na petição inicial, esta será indeferida. 

 

Está correto o que se afirma em:

a.

I e III, apenas.

b.

II e IV, apenas.

c.

III e IV, apenas.

d.

I e II, apenas.

e.

II e III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a", ou seja, "I e III, apenas". A ação monitória é um procedimento especial previsto no Código de Processo Civil que permite ao credor cobrar uma dívida sem a necessidade de um título executivo, desde que possua prova escrita da existência da dívida. Com relação às afirmativas apresentadas, a primeira (I) está correta, pois o autor deve especificar o valor atual da coisa reclamada na petição inicial. Já a segunda afirmativa (II) está incorreta, pois o valor da causa da ação monitória não precisa ser doze vezes o valor da coisa reclamada. A terceira afirmativa (III) está correta, pois o autor deve especificar o conteúdo patrimonial em discussão na petição inicial. Por fim, a quarta afirmativa (IV) está incorreta, pois a dúvida em relação à idoneidade da prova documental apresentada pelo autor não implica no indeferimento da petição inicial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais