Buscar

Dentre as teorias sistêmicas, destacam-se as teorias metabólicas, genéticas, apoptose, neuroendócrinas e imunológicas. Assinale a alternativa corre...

Dentre as teorias sistêmicas, destacam-se as teorias metabólicas, genéticas, apoptose, neuroendócrinas e imunológicas. Assinale a alternativa correta que caracteriza uma das teorias estocásticas:


Na teoria de desdiferenciação, as células diferenciadas têm a habilidade de repressão seletiva da atividade de genes necessários para a sobrevivência. Nessa hipótese, o envelhecimento normal ocorreria pelo fato dessas células se desviarem de seu processo de diferenciação.
Na teoria do dano oxidativo e radicais livres, o estresse oxidativo influencia indiretamente o controle da transcrição de DNA (ácido desoxirribonucleico) e a sinalização celular, sem interferir nas vias bioquímicas da célula.
Na teoria do uso e desgaste, ao longo do envelhecimento celular, são observados inúmeros agravos que promovem uma limitada capacidade de reparação, a qual, com o passar do tempo, é cada vez maior.
Na teoria da mutação somática e dano ao DNA, fatores orgânicos poderiam causar alterações específicas na composição do DNA e nas células somáticas. Falha na reparação ou anomalias existentes promoveriam golpes aleatórios que comprometeriam a expressão de grandes regiões cromossômicas ou mesmo cromossomos inteiros.

Essa pergunta também está no material:

EXERCÍCIO AULA 3
8 pág.

Fisioterapia na Saúde do Idoso Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que caracteriza uma das teorias estocásticas é a letra D: "Na teoria da mutação somática e dano ao DNA, fatores orgânicos poderiam causar alterações específicas na composição do DNA e nas células somáticas. Falha na reparação ou anomalias existentes promoveriam golpes aleatórios que comprometeriam a expressão de grandes regiões cromossômicas ou mesmo cromossomos inteiros." Essa teoria sugere que o envelhecimento ocorre devido a mutações aleatórias no DNA que ocorrem ao longo do tempo e que podem levar a danos celulares e disfunções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais