Buscar

Texto I Através das redes sociais, uma estudante de medicina, que não teve a identidade divulgada, reclamou de uma paciente que deu entrada no hosp...

Texto I

Através das redes sociais, uma estudante de medicina, que não teve a identidade divulgada, reclamou de uma paciente que deu entrada no hospital bem no início de seu horário de descanso. Logo em seguida, a estagiária fez uma outra publicação ironizando a morte da mulher. O caso ocorreu nesta terça-feira (8) na Unidade Mista Dr. José Carlos de Gusmão, no município de Marechal Deodoro (AL). Ela faz estágio no local e é acadêmica do 9º período de medicina de uma faculdade de Maceió. 

Segundo a estudante, ‘faltando 10 minutos para ir dormir, chegou uma mulher infartando e com edema agudo de pulmão. Agora já passou uma hora e meia da minha hora de dormir, tô p***.’, escreveu a estudante na primeira publicação que mostrava o prontuário da paciente. 

Na publicação seguinte, a jovem postou uma foto com um sinal positivo e um texto ironizando o fato: ‘atualizações, a mulher morreu e eu não dormi’. 

Após repercussão do caso, a conduta da jovem gerou revolta na internet. A Secretaria de Saúde do município informou que tomou conhecimento do caso através do médico-chefe da unidade e a estudante foi desligada do quadro de estagiários.  

Texto II

A faceta da hospitalidade voltada para o ensino é representada por atividades acadêmicas em variados níveis com o objetivo de formar profissionais no desenvolvimento de competências em habilidade. Segundo o Manual para as Comissões de Residências Médicas (2016), responsável por orientar o credenciamento de programas de residência médica, as habilidades na entrevista, no exame físico e em qualidades humanísticas devem ser avaliadas nos estudantes. 

As habilidades na entrevista médica avaliam a facilidade com que o paciente conta sua história, direciona questões para obter informações necessárias, adequadas e precisas e responde apropriadamente ao afeto e a mensagens não-verbais. As habilidades no exame físico avaliam o seguimento de sequência lógica e eficiente e direcionamento ao problema utilizando passos de triagem, diagnóstico de forma balanceada e sensibilidade quanto ao conforto do paciente, bem como a demonstração de modéstia. 

Por fim, as qualidades humanísticas e de profissionalismo avaliam a demonstração de respeito, compaixão e empatia, transmissão de confiança, atendimento às necessidades de conforto do paciente e respeito a informações confidenciais.

Refletindo sobre os pilares da qualidade na hotelaria hospitalar e sua relação com a faceta ensino, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O atendimento do médico residente deve demonstrar agilidade, mas eficiência de acordo com as necessidades de cada paciente.

PORQUE

II. A agilidade, em sentido isolado, fere as premissas básicas do atendimento ao paciente na hospitalidade hospitalar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais