Buscar

Recentemente, indicamos algumas soluções digitais que podem ajudar a entender uma receita médica, uma tarefa que pode se mostrar árdua. Isso levant...

Recentemente, indicamos algumas soluções digitais que podem ajudar a entender uma receita médica, uma tarefa que pode se mostrar árdua. Isso levanta uma questão: por que letra de médico é feia? O consenso é tanto, que o termo é justamente usado como um sinônimo de caligrafia ilegível, ainda que não devesse ser dessa forma.

Como já ressaltamos, afinal, a Lei Federal nº 5.991 prevê que só será aviada a receita que estiver escrita de modo legível, então a letra de médico ilegível pode acarretar justamente em punição para o profissional, e o Conselho Regional de Farmácia do Paraná reitera que ‘todos os dados da prescrição deverão estar preenchidos corretamente pelo profissional, pois as farmácias não estão autorizadas a aviar receitas incompletas’.

Mas vamos às causas: o que leva a letra de médico a ficar tão ininteligível? Apesar de ser uma pergunta muito subjetiva e que generaliza a profissão, existem algumas teorias que podem respondê-la. As exigências da profissão, por exemplo, podem ser fatores que colaboram para uma letra de difícil compreensão.

Veja bem: um médico precisa passar por muitas consultas em sequência e enfrenta cargas extenuantes de trabalho. Além disso, a necessidade de escrever diversos processos — receitas, prontuários, laudos — e ainda assim atender pacientes acaba exigindo agilidade, o que por sua vez acarreta em uma letra feita às pressas, sem espaços para caprichos.

Um dos principais fatores por trás da caligrafia incompreensível do médico é a faculdade, uma vez que os estudantes precisam anotar muitas coisas muito rápido ao longo de quase dez anos de formação, quase como um treinamento para a pressa que acompanha a profissão. O uso de jargões incompreensíveis torna as coisas ainda mais confusas, e é aí que entra a maior facilidade que enfermeiras e farmacêuticos possuem para decifrar esses "enigmas" das receitas médicas.

Refletindo sobre as receitas de prescrições médicas e a Política Nacional de Humanização (PNH), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As receitas médicas devem ser escritas em vernáculo, abreviadas e legíveis, desde que apresentadas com nomenclatura, sistema de pesos e medidas oficiais.

PORQUE

II. Os critérios de apresentação das receitas e prescrições terapêuticas realizadas pelos médicos estão expressos na Carta de Defesa dos Direitos dos Usuários da Saúde. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais