Buscar

Leia o texto abaixo: De maneira muito simplista, pode-se afirmar que o princípio da legalidade consiste no fato de que alguém só está obrigado a fa...

Leia o texto abaixo:

De maneira muito simplista, pode-se afirmar que o princípio da legalidade consiste no fato de que alguém só está obrigado a fazer, ou deixar de fazer, alguma coisa, em virtude de lei.

A ideia que deu origem ao princípio da legalidade já havia sido apontada no Direito Romano, embora somente tenha fixado raízes entre os séculos XVII e XVIII, no período do Iluminismo. À medida que a sociedade se desenvolveu e, junto dela, o próprio Direito, o princípio da legalidade foi ganhando um significado cada vez maior, e logo apareceu em inúmeros documentos disseminados pelo mundo, tais como o Bill of Rights (Inglaterra, 1689) e a Declaração de Direitos da Virgínia (EUA, 1776).

No Brasil, o princípio revelou-se, pela primeira vez, na Constituição Imperial de 1824, em seguida surgiu no Código Penal do Império de 1830 e, depois de décadas, consolidou-se no Código Penal de 1940, chegando aos nossos dias pela Constituição Federal de 1988.

(…)

Desta forma, não é difícil concluir que o princípio da legalidade é um dos pilares do ordenamento jurídico brasileiro e, a partir da sua definição, é possível verificar a primeira consequência deste princípio: a limitação do poder punitivo do Estado. Neste caso, compreendendo o Estado na concepção de Montesquieu e sua tripartição dos poderes em: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Considerando as informações apresentadas, avalie as informações a seguir.


I - Ao dispor que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”, a Constituição Federal faz referência à lei formal, aquela elaborada de acordo com o processo legislativo previsto em seus arts. 59 a 69.

II - Algumas matérias, especificamente indicadas pelas Constituição Federal, podem ser disciplinadas por um ato equiparado à lei formal, como as leis delegadas e as medidas provisórias convertidas em lei.

III. Quando aplicado à Administração Pública, o princípio da legalidade significa fazer tudo o que a lei não proíbe.

IV - Quando aplicado ao Direito Penal, o princípio da legalidade significa que não poderá haver crime, nem pena, sem lei anterior que os defina.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. I e II
  2. I, III e IV
  3. II e III
  4. I, II e IV
  5. III e IV


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e IV. I - Ao dispor que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”, a Constituição Federal faz referência à lei formal, aquela elaborada de acordo com o processo legislativo previsto em seus arts. 59 a 69. II - Algumas matérias, especificamente indicadas pelas Constituição Federal, podem ser disciplinadas por um ato equiparado à lei formal, como as leis delegadas e as medidas provisórias convertidas em lei. IV - Quando aplicado ao Direito Penal, o princípio da legalidade significa que não poderá haver crime, nem pena, sem lei anterior que os defina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image