Buscar

(ENADE, 2011) As citações abaixo evidenciam algumas das posturas pedagógicas de Paulo Freire. Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, ...

(ENADE, 2011) As citações abaixo evidenciam algumas das posturas pedagógicas de Paulo Freire.


Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo.

Considere que um professor de História deseja trabalhar um tema na perspectiva da problematização de temas geradores pensados por Paulo Freire.


Assinale a opção que contempla procedimentos adequados ao alcance desse objetivo.

Escolha uma opção:

a. Quanto aos conhecimentos pedagógicos, o professor se valeria de: aula expositiva dialógica; estudo de texto, para levantamento de hipóteses; estudo do meio, para eleger os conteúdos de reflexão; instrumentalização da escolha compartilhada de conteúdos; texto coletivo, como diagnóstico de saberes prévios ou como avaliação. Quanto aos conhecimentos específicos, o professor lançaria mão de seu domínio da historiografia sobre o tema.

b. Quanto aos conhecimentos pedagógicos, o professor se valeria de: aula expositiva, evidenciando saberes do professor; estudo de texto, para levantamento de hipóteses; estudo do meio, para efeito de ilustração; instrumentalização, como reforço do aprendizado; texto coletivo, como diagnóstico de saberes prévios ou como avaliação. Quanto aos conhecimentos específicos, o professor utilizaria um livro texto consagrado.

c. Quanto aos conhecimentos pedagógicos, o professor se valeria de: aula expositiva dialógica; estudo de texto, para levantamento de hipóteses; estudo do meio, para efeito de ilustração; instrumentalização ou emprego de métodos e técnicas; texto coletivo, como produto ou resultado das aprendizagens. Quanto aos conhecimentos específicos, o professor focaria nos conhecimentos apresentados pelos alunos.

d. Quanto aos conhecimentos pedagógicos, o professor se valeria de: aula expositiva, evidenciando saberes do professor; estudo de texto, para fundamentar pesquisa do tema; estudo do meio, como elenco de conteúdos para reflexão; instrumentalização ou emprego de métodos e técnicas; texto coletivo, como diagnóstico de saberes prévios ou como avaliação. Quanto aos conhecimentos específicos, o professor utilizaria textos consagrados na literatura sobre o tema.

e. Quanto aos conhecimentos pedagógicos, o professor se valeria de: aula expositiva dialógica; estudo de texto, para fundamentar pesquisa do tema; estudo do meio, como instrumento de reflexão; instrumentalização, para escolha compartilhada dos conteúdos; texto coletivo, como reforço do aprendizado. Quanto aos conhecimentos específicos, o professor utilizaria um livro didático avaliado por órgão competente.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais